Menu

Ação ambiental solta quase 4 mil filhotes de quelônios na natureza em Juruti, PA

Continua após a publicidade

3.850 filhotes de quelônios das espécies Tracajá, Pitiú e Tartaruga-da-Amazônia foram soltos na natureza durante uma ação ambiental na comunidade Miri-Centro, na zona rural de Juruti, no oeste do Pará. Os animais nasceram em 2018/2019.

Os trabalhos foram realizados por meio do Programa de Manejo de Quelônios de Juruti (PMQJ) no sábado (2), com voluntários e coordenadores do programa. Houveram diversas atividades, entre elas: jogos de perguntas e respostas, escolha da Rainha dos Quelônios e danças folclóricas, encerrando com almoço de confraternização.

Conforme o líder comunitário do programa, Marunei de Mesquita, é um privilégio participar da preservação dos quelônios, ainda mais com apoio de órgãos ambientais como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Fábio Cunha, consultor especialista em ecologia de Quelônios da Semma, afirmou que o número de filhotes tem aumentado a cada soltura. Pela primeira vez os animais receberam identificação antes de chegarem aos rios.

“Temos a certeza que o nosso trabalho está sendo eficiente, pois poderemos, através dos dados coletados, verificar se os filhotes estão sobrevivendo e mais que isso, conseguiremos dizer quantos dos filhotes que estão sendo soltos chegarão à vida adulta e assim conseguir se reproduzir, aumentando a população de quelônios na região de Juruti”, explicou.

G1 Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.