Menu

Acidente em mina da Serabi Gold deixa um morto e outro ferido, em Itaituba

Continua após a publicidade

Outro acidente fatal na mineradora Serabi Gold foi registrado em Itaituba, desta vez na na mina São Chico, na noite de quarta-feira (29). O acidente deixou um morto e outro ferido.

O morto, profissional terceirizado da empresa, foi identificado como Rolando Enriquez Matamouros, 26 anos, consultor técnico, natural da cidade de Huancavelica, no Perú.

Segundo nota enviada ao Giro pela assessoria da empresa, o fato trágico aconteceu quando um procedimento típico, denominado de detonação de rocha, operação rotineira na mina, efetuou-se fora do planejado e atingiu os dois profissionais. Um deles morreu no local e o outro foi encaminhado para atendimento médico, mas não corre risco de morte.

O corpo de Rolando encontra-se no Instituto Médico Legal (IML) de Itaituba e será encaminhado pela empresa aos familiares no Perú.

Foi o segundo acidente fatal na empresa somente este ano. Em 11 de fevereiro, o itaitubense Josimar Souza, de 41 anos, morreu após uma grande quantidade de pedras (conhecidas como choco) caíram sobre ele, em outra mina da empresa, a mina do Palito.

As minas de exploração ficam próximo a comunidade Jardim do Ouro, entre Moraes Almeida e Novo Progresso, a viagem até Itaituba leva cerca de 5 horas de carro. A carga horária dos funcionários brasileiros é de 20 dias de trabalho por 10 de folga na cidade, já para os peruanos é de 40 dias de trabalhos por 20 de folga no seu país de origem.

Veja a nota na íntegra divulgada pela mineradora à imprensa

“A Serabi Gold lamenta informar o falecimento, durante o exercício do trabalho, de um consultor técnico. Uma detonação de rocha, procedimento rotineiro das operações na mina de ouro subterrânea chamada São Chico, em Itaituba (PA), ocorreu fora do planejado e atingiu dois profissionais, sendo um óbito confirmado. O outro profissional se encontra em cuidados médicos e não corre riscos.

A Serabi Gold já informou as autoridades e está, em conjunto com a empresa contratada, comprometida na assistência a familiares e todas as providências necessárias.

Neste momento as operações na mina São Chico estão interrompidas. As causas do acidente serão investigadas. A empresa está colaborando com as autoridades.”

Fonte: Portal Giro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.