Menu

Altamira comemora a redução de 62% no desmatamento: Dados foram apresentados durante o III Concerto Ambiental

Região do Iriri em Altamira/PA - Foto: Evair Almeida
Região do Iriri em Altamira/PA - Foto: Evair Almeida
Continua após a publicidade

Altamira, reconhecida como o maior município do Brasil em extensão territorial, também se destaca por ter quase 86% de suas áreas preservadas. Agora, comemora uma nova conquista: nos últimos três anos, teve uma taxa de 62% de diminuição no desmatamento. Os dados são do Ministério do Meio Ambiente e foram divulgados durante o III Concerto Ambiental, evento promovido pela Prefeitura de Altamira, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que aconteceu entre os dias 4 e 7 de junho. O encontro reuniu especialistas, autoridades e membros da comunidade para discutir práticas sustentáveis e celebrar os avanços na conservação ambiental.

Prefeito Claudomiro Gomes discursando na abertura do III Concerto Ambiental. Foto: Wilson Soares

O prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes anunciou a boa notícia da diminuição do desmatamento durante abertura do seminário, destacando que a combinação de vasto território e alta taxa de preservação reflete o compromisso da gestão com a sustentabilidade e a proteção de suas riquezas naturais.

“Isso é fruto da ação conjunta entre os produtores, o pessoal da pecuária, que está procurando melhorar seus sistemas de produção, otimizar os espaços, usando tecnologia e sistemas de semiconfinamento. Também há as iniciativas do município, como o Projeto Refloresta Altamira, para recuperar áreas de preservação permanente, áreas de nascentes e o incentivo à cultura do cacau, que é uma cultura chamada ecoflênica, contribuindo assim para o reflorestamento. Além disso há o apoio ao turismo, que é fundamental para que possamos valorizar não só a cultura dos nossos povos indígenas e ribeirinhos, mas também o artesanato e o saber que eles têm”, destacou o prefeito Claudomiro Gomes.

Foto: Ascom/PMA

Foto: Ascom/PMA

Entre as ações e projetos desenvolvidos em Altamira, no Pará, destaca-se o “Refloresta Altamira”, que é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente do município com a participação de alunos da rede municipal de ensino. O projeto já plantou mais de 2 mil árvores na cidade. Além disso, o município criou um viveiro com mais de 600 mil mudas, que são distribuídas gratuitamente para os produtores. Outro avanço na área ambiental são as metas traçadas no Iº Concerto Ambiental, há três anos, que estão sendo cumpridas antes mesmo do prazo estabelecido.

“No Concerto Ambiental deste ano apresentamos à população que das 81 metas lançadas pela gestão juntamente com a participação de vários outros órgãos ambientais, representantes da sociedade civil e das universidades, já atendemos 22 dentro do prazo inferior a 6 anos e temos 29 metas em andamento. Só não finalizamos essas ações em curso porque acreditamos que podemos melhorá-las ainda mais. Assim que concluirmos essas 29 metas, alcançaremos mais de 50% da proposta lançada”, explicou o secretário de Meio Ambiente de Altamira, Ubirajara Bogea Umbuzeiro.

Região do Iriri – Foto: Evair Almeida

O sucesso de Altamira serve como exemplo para outras regiões da Amazônia e do Brasil, mostrando que é possível equilibrar desenvolvimento e conservação ambiental por meio de políticas públicas eficazes e participação comunitária. “A redução do desmatamento é uma vitória de todos. Nosso objetivo é continuar avançando e fortalecer ainda mais as ações de preservação”, declarou o responsável pela pasta de Meio Ambiente em Altamira.

III Concerto Ambiental de Altamira / Foto: Wilson Soares

Durante os quatro dias de evento, cerca de 2 mil pessoas, entre autoridades, pesquisadores, alunos, técnicos e população em geral participaram da programação. O Concerto contou ainda com a presença do Diretor Estadual de Turismo de Roraima, Bruno Muniz, que veio à Altamira exclusivamente para apresentar um projeto de turismo comunitário, desenvolvido naquele Estado e que se tornou reconhecido nacionalmente.

Bruno Muniz – Dir. Estadual de Turismo de Roraima – Foto: Ascom/PMA

“Viemos aqui apresentar o projeto Etnoturismo, implantado em Roraima desde 2019, com vários resultados de sucesso, onde as comunidades indígenas trabalham com desenvolvimento sustentável associado ao turismo. Transformamos isso em uma publicação que será apresentada de forma inédita aqui em Altamira”, frisou Bruno Muniz, Diretor Estadual de Turismo de Roraima.

III Concerto Ambiental de Altamira / Foto: Wilson Soares

Com a continuação dos esforços e o engajamento dos órgãos ambientais e da população, Altamira demostra estar no caminho certo para manter e até melhorar ainda mais esses índices, contribuindo dessa forma para um futuro mais verde e sustentável. “Queria agradecer ao Governo do Estado e ao Governo Federal pela parceria com o município nessas ações que estão sendo realizadas, permitindo desenvolver a região de forma sustentável”, concluiu o prefeito de Altamira.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.