Menu

Altamira: Mais de 400 árvores nativas são plantadas em ação voluntária

Entre as espécies selecionadas estão ipê amarelo, acapu, cedro, urucum, bacaba e jatobá. Plantio vai beneficiar área de preservação permanente

Foto: Particular Filmes / Divulgação Norte Energia
Foto: Particular Filmes / Divulgação Norte Energia
Continua após a publicidade

A manhã do último sábado (03 fev. 2024) foi diferente para um grupo de voluntários, empregados da Norte Energia, que acordou cedinho e uniu forças para celebrar a natureza e cultivar um futuro mais sustentável. ​A Joseany Silva foi uma dos cerca de 30 participantes do 1º Plantio Voluntário da Campanha “Amigos da APP”, que se reuniram para plantar mais de 400 mudas de 27 espécies nativas da Amazônia. O local escolhido foi a Área de Preservação Permanente (APP) da região do Porto do Pepino, no bairro Jardim Independente II, em Altamira.

“Estou muito feliz por estar aqui, doando um pouquinho do meu tempo. É um momento muito gratificante e especial. Eu imagino que aqui vai ser um lindo bosque, onde as pessoas irão vir apreciar, vão ver meu nomezinho na plaquinha e ver que eu também contribuí para que estivesse dessa forma. Se cada um puder plantar uma árvore, seremos nós mesmos os beneficiados”, acredita a analista socioambiental.

Gerente de Manutenção da Norte Energia, Eduardo Tinti também participou da atividade. “É a minha primeira vez numa ação voluntária dos amigos da APP, que é de extrema importância tanto para o meio ambiente, quanto para a sociedade. Além da preservação, do bem-estar, também traz uma visibilidade maior para a região aqui de Altamira”.

Sobre o futuro das plantas, ele tem muita esperança. “Se tivermos todo o cuidado, o carinho que os voluntários tiveram, podemos com certeza fazer uma visita nos próximos meses, anos, que vamos ver essa área toda já bem reflorestada, com as plantas já crescidas”, aponta ele que plantou mais de 20 mudas. “O pessoal estava fazendo uma disputa para ver quem plantava mais, mas o importante é a gente cumprir a meta. Eu garanti minha parte aí!”, comemora.

A ação foi realizada pela Norte Energia, concessionária da UHE Belo Monte, por meio do seu Programa de Educação Ambiental. O objetivo é contribuir para a conservação do meio ambiente, já que as APPS promovem equilíbrio ecológico. As mudas foram produzidas no Centro de Estudos Ambientais (CEA), onde está instalado um dos viveiros de plantas da Companhia.

Foto: Particular Filmes / Divulgação Norte Energia

O superintendente de Relações Institucionais, Eduardo Camillo, destaca que participar ativamente dessas iniciativas permite que os colaboradores vivenciem diretamente o impacto positivo de suas ações. “Estamos comprometidos com a conservação da biodiversidade e envolver os colaboradores em trabalho voluntário não apenas fortalece o senso de comunidade dentro da empresa, mas também desempenha um papel fundamental na sensibilização e internalização da proteção ao meio ambiente. Além disso, o engajamento em atividades de voluntariado cria uma conexão mais profunda entre os membros da equipe, reforçando o compromisso coletivo com a responsabilidade socioambiental. Esta ação vai além do presente, deixando um legado para as gerações futuras”.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Ubirajara Júnior, acompanhou o plantio e destacou a parceria com a empresa na realização da campanha. “A Prefeitura, a Secretaria de Meio Ambiente e as outras secretarias que estão envolvidas vão estar sempre presentes porque realmente é uma ação louvável da Norte Energia. Aqui a gente tem tanto a parte da questão ambiental, quanto a parte pedagógica, para que as pessoas vejam o quanto isso gera benefícios hoje e no futuro. Essas mudas que estão sendo plantadas aqui já estão sendo fontes de remoção de carbono, de gases de efeito estufa da atmosfera e isso é importante porque esses gases são os principais pontos para que nós tenhamos os problemas climáticos que temos hoje”, destaca.

Amigos da APP

Lançada em agosto de 2023, a campanha foi criada para intensificar as ações de conservação e preservação da biodiversidade e dos ambientes naturais e é realizada pela Norte Energia, em parceria com a Prefeitura de Altamira e o Centro Regional de Educação Ambiental do Xingu (Creax).

As APPs são Áreas de Preservação Permanente, locais instituídos pelo Código Florestal (Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012), legalmente protegidos e que desempenham um papel vital na manutenção do equilíbrio ecológico. Elas promovem a qualidade do ar, regulam o ciclo da água, a sobrevivência dos animais silvestres e proporcionam espaços verdes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.