Search
Close this search box.

Altamira realiza sua 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Foto: Ascom/PMA
Foto: Ascom/PMA
Continua após a publicidade

A aposentada Maria das Graças Costa escolheu com carinho o colorido da roupa que vestiu no encerramento da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada pela Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social (Semaps). O evento aconteceu nos dias 11 e 12 de junho, no Teatro Municipal Jarbas Passarinho, e reuniu idosos, representantes de entidades, gestores públicos e conselheiros em uma programação marcada pelo diálogo, escuta ativa e construção de propostas.

“Tivemos a oportunidade para sermos vistos”, disse a aposentada Maria das Graças.

Pela primeira vez tivemos a oportunidade de sermos vistos. Tenho 73 anos e trabalhei como agente de portaria em 17 escolas. Aqui tudo foi muito bom e muito bonito. A Prefeitura está de parabéns”, afirmou Maria das Graças, emocionada.

Sob o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência abordou cinco eixos centrais:

• Financiamento de políticas públicas para garantia dos direitos sociais;

• Fortalecimento das políticas de proteção à vida, à saúde e ao cuidado integral da pessoa idosa;

• Combate à violência, ao abandono social e familiar;

• Participação social e protagonismo na perspectiva das múltiplas velhices;

• Fortalecimento dos conselhos de direitos da pessoa idosa como instâncias de controle social.

Para José de Souza Ximenes, da Associação Ação e Atitude, a conferência representa um marco histórico. “Este foi um momento de debates e escuta qualificada para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas. Um momento ímpar que certamente entra para a história do maior município do Brasil. As propostas aqui discutidas nos darão base para representar Altamira na Conferência Estadual da Pessoa Idosa”, destacou.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), Clari Freitas, reforçou o caráter educativo e intergeracional do evento: Foi importante para conscientizar crianças e jovens — que serão os idosos do futuro — sobre o respeito e valorização de quem já está na terceira idade”.

A secretária de Assistência e Promoção Social, Eunédia Araújo, celebrou o resultado. “Este evento foi um sonho que se tornou realidade. Foram dois dias de experiências positivas, com palestras focadas na valorização, autoestima e dignidade deste público tão especial”, afirmou.

A conferência foi presidida pelo CMDI, em parceria com a Semaps, e representa um avanço significativo na construção de políticas públicas inclusivas e humanizadas para a população idosa de Altamira.

Texto e fotos: Ascom/PMA

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página