Menu

Altamira: Vem aí a 22ª Edição do `Festival de Pesca Esportiva Pacu de Seringa`

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

A Diretoria do Xingu Praia Clube, responsável pela organização do maior torneio de pesca esportiva do Estado do Pará, definiu a realização da 22ª edição do “Festival de Pesca Esportiva Pacu de Seringa” para os dias 27 e 28 de abril de 2024. O sábado (27/4) será dedicado à pesca, enquanto o domingo (28/4) será reservado à cerimônia de premiação.

O evento, que ocorre anualmente em Altamira, na região sudoeste do Pará, trará novidades em 2024, que deverão ser divulgadas em breve. Além disso, o número de inscrições será ampliado de 100 para 120 equipes, com o valor da taxa de inscrição fixado em R$ 400,00, o qual também inclui uma cartela de bingo para concorrer a um casco de voadeira com motor de popa 15Hp.

O torneio, que atrai centenas de participantes de diversas regiões do Brasil, não possui fins lucrativos e busca promover a pesca esportiva de maneira sustentável e consciente. Todos os peixes fisgados pelos competidores são obrigatoriamente apresentados vivos. Após a medição e pesagem, os exemplares são devolvidos à natureza. Desde 2023, a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Altamira e o Xingu Praia Clube realizam a soltura de centenas de alevinos do Pacu de Seringa no Rio Xingu, contribuindo para a preservação da espécie.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

Foto: Wilson Soares

Além de um dia inteiro de diversão e aventura nas águas do Xingu, a programação do Festival do Pacu de Seringa também oferece diversas competições esportivas realizadas nas dependências do Clube, destinadas a pessoas de todas as idades.

Foto: Wilson Soares / A Voz do XIngu

Foto: Wilson Soares

O evento esportivo, que cresce a cada ano, conta com o apoio da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, da empresa Norte Energia e do comércio local. O festival também ajuda a impulsionar a economia de Altamira durante o período de sua realização. Os participantes investem nos preparativos para as competições, como a compra de combustível para as embarcações e os apetrechos de pesca. Os setores de hotelaria, restaurantes e transporte também são beneficiados com a chegada dos visitantes de outras regiões que vêm ao município para participar da competição.

Rio Xingu – Foto: Wilson Soares

O Torneio de Pesca do Pacu de Seringa é também uma oportunidade de mostrar ao restante do mundo o grande potencial do Rio Xingu, que pode ser explorado de forma racional, sem agredir a natureza.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu e Abrejet/PA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.