O Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado de forma especial por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emeif) Florêncio Filho. Em vez das tradicionais aulas em sala, os estudantes tiveram uma experiência prática e marcante: participaram de uma oficina de produção mudas e do plantio de árvores no Parque Jardim Independente, no bairro Independente I.

Luisa foi uma das participantes da atividade. Foto: Ascom/PMA
“Foi muito boa a experiência que eu vou estar levando pra vida, pra casa vou estar ensinando pra minha mãe, pros meus irmãos. E agora eu quero plantar toda hora aqui. Eu vou vir sempre pra ver quando ela tá crescendo, vou vir com a minha mãe aqui, com todo mundo, falar que eu plantei essa planta bem aqui. E se eu puder, vou até estar regando-a”, disse Luisa Leandra da Silva, de 13 anos, aluna do oitavo ano do Ensino Fundamental.
A atividade fez parte da programação da Semana Mundial do Meio Ambiente de Altamira, que começou na segunda-feira e segue até esta sexta, reunindo seis escolas da rede pública em ações voltadas à educação ambiental.
Dezenas de mudas foram plantadas no parque.
Antes do plantio de espécies arbóreas, os alunos participaram de uma oficina de produção de mudas no Viveiro da Secretaria Municipal de Agricultura. A iniciativa busca, além da preservação ambiental, promover a conscientização entre as crianças sobre a importância da arborização urbana e do cuidado com a natureza. A vice-prefeita Thais Nascimento esteve presente e participou da ação, junto aos alunos.

Foto: Ascom/PMA
Para Rafael Oliveira, secretário da Gestão do Meio Ambiente, o envolvimento dos alunos é fundamental para a construção de um desenvolvimento sustentável. “A Semana Mundial do Meio Ambiente conta com palestras, jogos educativos, plantio de espécies arbóreas, oficina de plantio de mudas, com o objetivo de que possamos integrar toda a população nas atividades que são pautadas na gestão ambiental e no fortalecimento do compromisso do governo ‘Renovação, União e Trabalho’ junto ao desenvolvimento sustentável de Altamira”, destacou.
Fonte: Ascom/PMA