Altamira

Alunos do Sesi Altamira criam protótipos para superar desafios do Oceano

Projeto busca soluções tecnológicas para desafios ambientais enfrentados no transporte de equipamentos do oceano até o continente.

Continua após a publicidade

Alunos da Escola SESI de Altamira representarão a cidade na etapa regional do torneio SESI de Robótica FLL (First Lego League), que acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro de 2024, em Ananindeua.

O desafio da temporada 2024/2025 é “Submerged” e os alunos são convidados a propor soluções para problemas marinhos, como a poluição, o aquecimento dos oceanos, a sobrepesca e a destruição dos habitats marinhos.

A First Lego League é um programa internacional sem fins lucrativos que incentiva o interesse de jovens e estudantes em uma abordagem de ensino que integra as áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática, através da robótica.

Continua após a publicidade

A partir de pesquisas realizadas com especialistas, os alunos entenderam as dificuldades do transporte de amostras e equipamentos no oceano e trabalharam para criar protótipos que pudessem solucionar esses obstáculos.

As equipes de Altamira desenvolveram ferramentas que assessoram na estabilização da pesagem de águas residuais de petróleo nas próprias plataformas. Atualmente, devido a força das ondas essas águas não podem ser pesadas nas próprias plataformas e precisam ser levadas ao continente e muitas vezes são descartadas antes mesmo dessa averiguação, poluindo o meio ambiente.

Projeto facilitaria a pesagem de materiais nas plataformas de petróleo anulando vibração ocasionada pelas ondas do mar. (Foto: Reprodução da Internet).

O outro projeto de inovação também se refere à estabilização em águas oceânicas, mas nesse caso, um suporte para caixas de transporte, que normalmente chacoalham durante o transporte marítimo, protegendo de danos amostras, equipamentos e animais sensíveis ao transporte, como as águas vivas.

Para participar do torneio oficial, as equipes devem se inscrever para competir nos torneios regionais. Os melhores da etapa regional são selecionados para o torneio nacional e podem representar o Brasil no campeonato mundial ou participar de abertos internacionais.

Continua após a publicidade

Saiba mais sobre a First Lego League acessando o site oficial https://www.firstlegoleague.com.br/

Comunidade

Comentários

Participe com respeito. Comentários podem passar por moderação antes da publicação.

Deixe seu comentário Participe da conversa com respeito.

Escreva seu comentário

O autor responde pelo conteúdo enviado. A Voz do Xingu pode moderar ou remover comentários incompatíveis com as regras, sem prejuízo das obrigações previstas em lei.


Continua após a publicidade
Resultados oficiais

Loterias

Fonte: Loterias CAIXA. Resultados armazenados em cache por 30 minutos.

Você não pode copiar conteúdo desta página