Menu
Search
Close this search box.

Belo Horizonte se prepara para sediar 38º Congresso Nacional da Abrajet

Evento reunirá jornalistas especializados do segmento de turismo de todo o Brasil

Foto: Edy Fernandes (Abrajet MG)
Foto: Edy Fernandes (Abrajet MG)
Continua após a publicidade

Conjunto Arquitetônico e Cultural da Praça da Liberdade, complexo da Pampulha, Mercado Central, Instituto Inhotim, e a histórica cidade de Ouro Preto. Com tantos atrativos, não deu outra. Minas Gerais foi o estado escolhido pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), para a realização de seu 38º Congresso Nacional, em Belo Horizonte, de 22 a 26 de novembro. Com os temas “O valor e a importância da Abrajet para a divulgação do setor Turístico Nacional e Minas Gerais, seus destinos culturais e históricos”, o evento pretende reunir a imprensa especializada do segmento de turismo de várias partes do país durante cinco dias de intensa programação.

O congresso vem sendo organizado pela Abrajet-MG desde o início do ano, e, como bons anfitriões, os jornalistas especializados terão uma programação super especial, que promete ficar na história”. “Estamos organizando uma programação intensa para os jornalistas convidados de todo o Brasil, discorrendo o valor e a importância da nossa entidade para a divulgação do setor turístico nacional, além de promover uma imersão em nossas Minas Gerais”, afirma a presidente da comissão organizadora, Sandra Coelho. “Apresentaremos a experiência jornalística da imprensa especializada em turismo no fomento, divulgação e incremento de nossa arte, por meio da apresentação de museus e artistas mineiros radicados no Estado. Mostraremos aos congressistas nossa diversidade cultural, ricas experiências gastronômicas e visuais em nossa capital e em alguns municípios vizinhos”, completa José Aparecido Ribeiro, presidente da Abrajet-MG.

Compõem o 38º Congresso Nacional da Abrajet, palestras, solenidades, visitas guiadas à complexos arquitetônicos, artísticos e culturais com relevância no turismo cultural, histórico e gastronômico de Minas Gerais. A solenidade de abertura será no dia 22 de novembro, às 19h, no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro, com a participação de autoridades como o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema; os presidentes Nacional da Abrajet, Evandro Novak (SC), e Abrajet-MG, José Aparecido Ribeiro (MG); o Secretário de Estado Cultura e Turismo de Minas, Leônidas Oliveira; o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman e o presidente da Belotur, Gilberto Castro. “Estamos felizes com a realização do congresso nacional em BH e com o apoio dado ao evento. A edição mineira, com certeza, entrará nos anais da história da nossa querida Abrajet”, diz Antônio Claret Guerra, vice-presidente da Abrajet-MG.

No dia 23, os trabalhos começarão cedo. Às 8h, no Hotel Plaza BH, reunião da Abrajet Nacional com a participação de presidentes, coordenadores regionais e membros do Conselho Nacional. O programa é exclusivo, uma tradição realizada em todos os congressos da entidade. Após a reunião, os congressistas farão um city tour por BH, em seus mais nobres pontos turísticos como o Complexo Arquitetônico da Pampulha e o Circuito Cultural da Praça da Liberdade. A visita será guiada por profissionais especializados em turismo. Além da Pampulha, os congressistas conhecerão o bairro de Santa Teresa, importante reduto gastronômico, cultural e boêmio da capital mineira.

Já no dia 24 de novembro, sexta-feira, os congressistas terão o prazer de conhecer o maior museu a céu aberto da América Latina, o Inhotim. Durante todo o dia, eles apreciarão as obras, além de conhecerem as belezas naturais de um dos destinos mais procurados em Minas Gerais. No dia 25, a programação segue para a histórica Ouro Preto, berço da cultura mineira. E no domingo, dia 26, a agenda será na Feira de Artesanato da Afonso Pena. A programação se encerrará no Mercado Central, orgulho dos belo horizontinos e eleito pela revista TAM Viagens como o terceiro melhor mercado do mundo.

As inscrições estão abertas para associados e podem ser feitas pelo link www.abrajetnacional.com.br até o dia 15 de novembro.

O 38º Congresso Nacional da Abrajet tem patrocínio da Codemge, por meio do Governo do Estado de Minas Gerais; e do Sesc em Minas, por meio do Departamento Nacional do Sesc, celebrado pelo Sesc/Senac e o Ministério do Turismo.

Texto: Robson Abreu (Abrajet MG)
Fotos: Edy Fernandes (Abrajet MG)

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *