A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) estendeu campanha de imunização contra poliomielite no Pará. A campanha encerraria nesta sexta-feira (30), mas apenas 40% do público-alvo, de 1 a 5 anos, foi imunizado.
Segundo Leila Flores, diretora de Epidemiologia da Sespa, a campanha continuará oferecendo os imunizantes e intensificando as ações para atrair a população, em busca da meta de 95% definida pelo Ministério da Saúde.
Durante a campanha nacional, de 8 de agosto a 30 de setembro, foram aplicadas no Pará 230.367 doses da vacina contra poliomielite.
A Sespa alerta que é de responsabilidade da população buscar os postos de vacinação mais próximos para garantir a imunização das crianças contra a poliomielite.
Retorno da doença
Considerada erradicada no Brasil desde 1994, vários países já registram o retorno da doença, principalmente na África e Ásia. Estados Unidos e o Reino Unido estão em alerta e intensificando a vacinação das crianças.
Movimentos antivacinas e a divulgação de fake news relacionadas aos imunizantes dificultam o alcance da meta no Pará e no restante do País. A vacina contra poliomielite é segura, utilizada no Brasil desde os anos 1960.
Fonte: G1 Pará