Em alusão ao ‘Maio Laranja’, mês dedicado à conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, será realizada uma programação especial nesta semana em Altamira.
A iniciativa busca mobilizar a sociedade em torno da proteção dos direitos de crianças e adolescentes, promovendo ações que estimulem o debate, a prevenção e o enfrentamento das violações, que infelizmente, ainda afetam crianças e jovens.

A programação terá início na sexta-feira, 16 de maio, com uma caminhada que sairá às 8h do Ministério Público do Pará. A atividade tem caráter simbólico e pretende envolver a população, instituições públicas, escolas e organizações da sociedade civil em um ato público de sensibilização, percorrendo as ruas da cidade com mensagens de alerta e conscientização sobre a importância do enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil.
No domingo, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, será realizado um grande evento na Praça do Mattias, das 17h às 21h.
A ação reunirá diversos serviços essenciais voltados à população em situação de vulnerabilidade, incluindo emissão de documentos básicos, atendimentos de saúde e assistência social, além de atividades culturais, educativas e lúdicas. O objetivo é oferecer suporte e promover a inclusão social, reforçando a importância da cidadania e do cuidado com os que mais precisam.
A ação é uma realização da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Promoção (Semaps), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), com o Ministério Público Federal, com a Polícia Civil, com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o Conselho Tutelar, com o Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e com o Ecpat.
Saiba o contexto da criação da data
Em 1973, uma menina de Vitória, no Espírito Santo, foi brutalmente sequestrada, violentada e assassinada. Seu corpo foi encontrado seis dias depois, desfigurado por ácido. Os responsáveis por esse crime bárbaro nunca foram punidos.
Esse caso, que comoveu o Brasil, deu origem a uma mobilização nacional em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
Como resultado dessa luta, foi sancionada a Lei Federal nº 9.970/2000, que instituiu o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de
Crianças e Adolescentes. A data tem como objetivo mobilizar toda a sociedade para a proteção dos direitos das crianças e adolescentes e o enfrentamento da violência sexual.
Em 2025, essa necessária mobilização completa 25 anos. A luta pela proteção da infância é responsabilidade de todos nós.
Proteja nossas crianças e adolescentes: disque 100!
A exploração sexual de crianças e adolescentes é uma grave violação dos direitos humanos. Muitas vezes, esses crimes acontecem em silêncio, escondidos por medo, vergonha ou omissão.
Se você souber de qualquer situação de abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes, não se cale.
Denuncie anonimamente pelo Disque 100 – a ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Serviço:
Caminhada – Maio Laranja
Data: 16/05 – Horário: 08h
Local: Ministério Público do Pará
Endereço: Bairro São Sebastião, avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, s/n°.
Serviço:
Ação cidadã – Maio Laranja
Data: 18/05 – Horário: 17h
Local: Praça do Mattias
Endereço: Bairro Recreio, avenida João Pessoa, s/n°.