Faltando pouco mais de uma semana para as eleições municipais, dois candidatos à prefeitura de Altamira aguardam, com ansiedade, a decisão da Justiça sobre pareceres do Ministério Público.
O atual prefeito de Altamira e candidato à reeleição, Claudomiro Gomes (PP) teve, nesta quinta-feira (26), um pedido do Ministério Público Estadual para seu afastamento do cargo. O parecer do MP está embasado em uma investigação em curso sobre uma possível fraude em licitações na área da saúde. Além do prefeito, o Ministério Público também solicitou o afastamento imediato do secretário de Saúde, Waldecir Maia. No entanto, o pedido não está relacionado às eleições municipais.
Em suas declarações públicas, Claudomiro tem se mostrado tranquilo e afirma que as investigações envolvem o aluguel de um imóvel de sua propriedade junto à Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa). Agora cabe ao juiz decidir se acata ou não o pedido do Ministério Público.
Já Domingos Juvenil (MDB), que busca ser prefeito de Altamira pela quinta vez, aguarda a decisão da Justiça sobre um parecer da Procuradoria Eleitoral do Pará, que pede a impugnação de sua candidatura com base em inelegibilidade. Juvenil já havia enfrentado um pedido de impugnação por parte do Ministério Público de Altamira, mas conseguiu o deferimento da Justiça. Caso sua candidatura seja impugnada agora, ele ainda poderá recorrer às instâncias superiores e seguir na disputa eleitoral.