Menu

Comitê Gestor do CGDEX se reúne em Altamira, no Pará

Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

Membros do Comitê Gestor do Plano Sub-regional de Desenvolvimento Sustentável do Xingu (CGDEX), estiveram durante esta terça-feira, 20 de fevereiro, reunidos no auditório da sede da Associação dos Municípios do Consórcio Belo Monte (ACBM), em Altamira, para mais uma reunião. Na ocasião, os membros discutiram sobre o andamento do trabalho de retomada do Plano.

Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

O evento, que é coordenado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), reuniu representantes dos governos federal, estadual e municipal, além da sociedade civil e empresa Norte Energia. Os membros do comitê se comprometeram em unir esforços pela construção de um futuro melhor para a região, a partir da aplicação dos recursos garantidos pelo fundo a partir da construção da Usina Belo Monte.

Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

As principais pautas da reunião incluíram a revisão do atual decreto do PDRSX, com a finalidade de aprimorar ainda mais as estratégias para o desenvolvimento regional sustentável. Além disso, foi formada uma subcomissão de 10 membros que irá discutir a situação dos mais de 40 projetos que estão paralisados e ainda aguardam avaliação do Comitê. Os membros também cobraram da Coordenação da GCDEX agilidade na liberação dos novos editais para que os recursos ainda disponíveis possam ser acessados por novos projetos.

Ao final do dia, todas as pautas foram debatidas de forma produtiva e encaminhamentos foram definidos para as próximas reuniões.

Presidente da ACBM e prefeito de Altamira, Claudomiro GomesFoto: Wilson Soares

Para o presidente da ACBM e prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, que faz parte do Comitê, o retorno do Plano Sustentável que ainda possui R$ 200 milhões para serem investidos em projetos de alcance coletivo representa um passo importante para impulsionar o desenvolvimento da região do Xingu, com foco na sustentabilidade e no bem-estar das comunidades locais.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.