Menu

Concurso IBGE: fique atento ao prazo final para pagar a taxa de inscrição

Prazo de quitação segue até quarta-feira (16)

Foto: Divulgação IBGE/Prefeitura de Aliança (PE)
Foto: Divulgação IBGE/Prefeitura de Aliança (PE)
Continua após a publicidade

Candidatos inscritos no concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para realização do Censo Demográfico 2022 devem ficar atentos ao prazo final para pagar a taxa de inscrição. Conforme cronograma constante nos editais do certame divulgado pelo IBGE, a data limite para o pagamento do boleto é 16 de fevereiro de 2022, dentro do expediente bancário.

Os pagamentos efetuados após esse prazo não serão aceitos e o requerimento de inscrição será cancelado. Sendo assim, os interessados em garantir a participação têm apenas mais uma semana para pagar a taxa de inscrição. Agendar o pagamento via aplicativo ou internet banking pode ser uma opção para não confiar apenas na memória e correr o risco de ficar de fora da disputa por uma das mais de 200 mil vagas temporárias ofertadas.

Organizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), o concurso IBGE visa ao provimento de 183.021 vagas para a função de Recenseador, para realização do Censo Demográfico 2022, 18.420 para Agente Censitário Supervisor (ACS) e 5.450 vagas para o posto de Agente Censitário Municipal (ACM). Para agentes, a taxa de inscrição custa R$ 60,50. Já concorrentes à carreira de recenseador devem pagar R$ 57,50.

As inscrições para o processo seletivo do Censo Demográfico 2022 encerraram em 21 de janeiro de 2022. As provas objetivas de múltipla escolha serão aplicadas para todos os inscritos na data provável de 10 de abril, em todos os municípios onde há vagas. O resultado final deve ser divulgado em 20 de maio de 2022.

Censo Demográfico 2022
Os servidores contratados após aprovação no concurso IBGE para trabalhar no Censo Demográfico 2022 visitarão todos os 5.570 municípios do país coletando informações detalhadas sobre a população brasileira. Os três estados que lideram o ranking de vagas no concurso IBGE são também os mais populosos do Brasil, conforme a última estimativa divulgada pelo IBGE. Confira os números:

  • São Paulo: 46,6 milhões de habitantes e 45.960 postos vagos;
  • Minas Gerais: 21,4 milhões de habitantes e 21.525 vagas;
  • Rio de Janeiro: 17,5 milhões de habitantes e 17.992 oportunidades.

Cerca de 213 milhões de habitantes, em mais de 70 milhões de domicílios, serão visitados pelos recenseadores responsáveis pelo Censo Demográfico 2022. O Censo revelará as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo. Realizada a cada dez anos, a pesquisa é a principal fonte de referência sobre as condições de vida da população em todos os municípios do país.

Concurso do IBGE: vagas para recenseador 
censo demográfico 2022

Distribuição das vagas para cargos de agente 

vagas concurso IBGE

Fonte: JC Concursos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.