Menu

 Confira a programação da 2ª edição do “Chocolat Festival Xingu”

Após passagem por Salvador, a edição do Xingu, entre os dias 15 e 18 de junho, promete superar evento realizado no ano passado no Centro de Eventos de Altamira

Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

A 2ª edição do “Chocolat Festival Xingu” começa às 19h desta quinta-feira (15) no Centro de Eventos de Altamira (PA). A cerimônia de abertura do evento vai contar com a presença de autoridades e dar o pontapé inicial a uma programação extensa que envolve 120 expositores e mais de 250 marcas.

Até o domingo (18), quem for ao pavilhão de feiras vai poder apreciar produtos de origem, gourmet e artesanais, com programação diária do Show Cooking, com grandes nomes da gastronomia nacional e internacional.

Já o espaço Atelier será comandado pelos Chefs Léo Vilela e Tati Benazzi, todos os dias. Além disso, a garotada também vai aproveitar o Kids Cooking em cinco horários diários, das 15h às 19h, com a Chef Karla Leal.

Programação de quinta-feira (15): No primeiro dia de evento, após a abertura oficial, o Show Cooking começa às 19h30 com o Chef Lucas Corazza, conhecido por sua participação no GNT. Também às 19h30, funcionam simultaneamente os espaços Atelier e Kids Cooking.

Programação de sexta-feira (16): O espaço é aberto ao público às 8h com a realização do Curso de Derivados de Cacau que vai até as 18h. A Feira do Chocolate será aberta às 14h. O Show Cooking começa às 16h com a Chef Bárbara Luanny, seguida da Chef Luiza Tabosa (17h30), Chef Fábio Sicilia (19h) e Chef Laurent Rezette (20h30).

Já no AuditórioFórum do Cacau, acontece a palestra “Parcerias Estratégicas para o Desenvolvimento Regional da Cacauicultura Norte Energia + Cacauway”, às 9h. Depois, às 9h45, o Profº Dr. Dário Anhert apresenta o tema “Cultivares locais, híbridos e clonais de Cacau no Pará: Desafios e Oportunidades”. Em seguida, às 10h30, tem “Avaliação da Qualidade de Cacau e seus Derivados: Qual Impacto para o Produtor UFPA” com o Profº Jesus de Nazareno.

A tarde, o painel “A importância da assistência técnica no desenvolvimento rural” será dividido em três etapas: – Assistência técnica e sua importância (Paulo Lobato); Formas de assistência técnica e seus limites (Raul Guimarães); Alternativa privada como proposta para a Cacauicultura da Amazônia (Ademir Venturine/Jedielson Oliveira). Às 16h será realizada a palestra internacional “O ecossistema do Cacau em São Tomé e Príncipe: produção, cooperativismo e relação com o mercado Europeu”, com Adalberto Ferreira, Diretor executivo da cooperativa CECAQ 11. Logo depois, às 16h40, “Visão Privada da Comercialização do cacau” (GENCAU). Às 17h, “Juventude rural: Sucessão familiar na propriedade agrícola”, com o Prof. Anderson Borges. A programação do Auditório – Fórum do Cacau será encerrada às 17h20 com os debates.

Programação de sábado (17): O espaço é aberto ao público às 8h com a realização do Curso de Derivados de Cacau que vai até as 18h. Simultaneamente, entre 10h e 18h acontece o Curso Bean to Bar. A Feira do Chocolate será aberta às 14h. O Show Cooking começa às 16h com a Chef Dany Passareli, seguida da Chef Rita Aguiar (17h30), Chef Ricardo Campos (19h) e Chef Laurent Rezette (20h30).

Já no Auditório – Chocoday, tem destaque “O premiado Chocolate Gaudens e suas inovações”, com o Chef Fábio Sicília, às 14h. Às 15h tem “Cacauway. Uma história de sucesso”. Em seguida, às 15h30, o “Painel: Cacau & Chocolate, muito além do tablete. – Amazônia Cacau – Ascurra Chocolate – Dona Nena do Combú – Abelha Cacau”. Logo após, a palestra internacional “Porque a Europa ama tanto Chocolate, que ama tanto um maravilhoso cacau”, com Christophe Bertrand, Secretário Geral da Confederação Francesa de Chocolate. Às 17h15, tem “Portugal e França, as portas de entrada do Pará na Europa” – SEDAP – MVU | Chocolat Portugal Festival + Salon du Chocolat de Paris.

Programação de domingo (18): A Feira do Chocolate será aberta às 14h. O Show Cooking começa às 16h com o Chef Josenilton Santos, seguido da Chef Karla Leal (17h30), Chef Ricardo Campos (19h) e Chef Léo Vilela (20h30).

Sobre o Chocolat Festival Xingu 2023 – Realizado desde 2009, o Chocolat Festival é considerado o maior evento de chocolate de origem da América Latina e reúne toda a cadeia produtiva do cacau, desde o fruto até o produto final. Já são mais de 20 edições realizadas entre Bahia, Pará e São Paulo, levando diversas marcas de chocolate de origem, bean to bar, premium e gourmet.

Durante os quatro dias de cada evento, produtores, chocolateiros, jovens empreendedores, chefs especializados, pesquisadores e técnicos podem acompanhar o que as dezenas de expositores têm a apresentar sobre as inovações e a tradicional cultura fascinante do cacau e do chocolate. Além da feira de venda de chocolates e outros derivados do cacau, o festival promove cursos, palestras e workshops.

O Chocolat Festival Xingu 2023 é uma realização da Prefeitura Municipal de Altamira, em parceira com o Governo do Estado do Pará (Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca) e o Funcacau. A correalização é do Sebrae e o apoio da Norte Energia. A organização é da MVU Empreendimentos/ Grupo M21, detentora da marca para o Brasil e exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.