Com as famílias mais tempo em casa, alguns hábitos domésticos podem ficar mais intensos. O uso mais frequente de equipamentos como geladeira, ar-condicionado e computadores, sem os devidos cuidados, pode representar um aumento importante no valor da conta de energia. No entanto, algumas medidas podem fazer esse impacto ser menor.
O primeiro passo é atentar, ainda na compra do produto, se os equipamentos têm o Selo Procel de eficiência. O selo orienta o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria. Ele mostra ao consumidor os equipamentos que consomem menos energia, sendo o selo A o mais eficiente e o E, menos eficiente.
Com as temperaturas mais altas, historicamente, o consumo residencial aumenta por volta de 2%. Os bons hábitos de consumo contribuem para a economia. “Diante do cenário que estamos vivendo, de início de aumento das temperaturas, o mais inteligente é utilizar os aparelhos de maneira correta gastando o mínimo. Por exemplo, a geladeira, que é um dos itens que mais consomem energia principalmente por conta do ‘abre e fecha’. Evitar esse e outros hábitos simples já fazem uma grande diferença no valor da conta”, explica o líder da área de Eficiência Energética da Equatorial Pará, Willian Melo.
Confira dicas para que a energia elétrica não pese no bolso:
ILUMINAÇÃO DA CASA – Abuse da luz natural. A iluminação doméstica pode representar cerca de 25% do custo por mês. Evite acender lâmpadas durante o dia e dê preferência às lâmpadas de LED que são mais econômicas em até 80%.
CHUVEIRO ELÉTRICO – Responsável por cerca de 25% do consumo de uma residência, o chuveiro elétrico também pode contribuir com a conta alta de luz. Ao utilizar esse aparelho, verifique a opção em que ele se encontra. A opção “verão” consome 30% menos que a “inverno”.
COMPUTADORES e NOTEBOOKS – Nos intervalos do trabalho, das aulas ou até da diversão online, desligue o monitor. Evite o modo stand-by, pois também consome energia.
CARREGAMENTO DE CELULARES – Não deixar os celulares carregando a noite toda e nem os carregadores conectados sem o aparelho. Essas atitudes provocam o desperdício de energia.
BOMBA D’ÁGUA – A ligação elétrica da bomba deve ser feita por profissional de confiança, pois instalações malfeitas acarretam fuga de corrente e aumento de consumo. O ideal é também armazenar o máximo de água na caixa d’água para não precisar ligar a bomba mais vezes.
LAVADORA DE ROUPA – não fracione a lavagem de roupas. Se possível, acumule peças e lave tudo de uma vez. Assim, a máquina funcionará com toda a sua capacidade em intervalos maiores, o que reduz o consumo de energia. O mesmo vale para o uso do ferro de passar roupas.
Fonte: O Liberal