Definida a nova data da III Festa Literária Internacional do Xingu

Depois de três adiamentos por causa da pandemia a III FLIX ocorrerá em novembro

Continua após a publicidade

A coordenação da III Festa Literária Internacional do Xingu- (FLIX) Outras Margens definiu para os dias 3, 4 e 5 de novembro de 2021, em Altamira (PA), a nova data de realização da Festa que teve de ser adiada três vezes por causa da pandemia de Covid-19. A III FLIX ocorrerá em vários espaços culturais da cidade. E, em atenção aos cuidados e prevenção contra a COVID 19, a FLIX ocorrerá com algumas atividades on-line e outras presenciais, tomando todas as medidas preventivas recomendadas pelos órgãos de saúde municipal.

O homenageado nesta III FLIX será o bispo emérito do Xingu e escritor Dom Erwin Krautler, possui título de Doutor Honoris Causa pela UFPA, é membro da Academia Altamirense de Letras. O evento apresentará uma programação diversificada para atender ao público infantil, jovem e adulto e contará com as participações já confirmadas do escritor e líder indígena Ailton Krenak (virtual), do escritor paraense João de Jesus Paes Loureiro (virtual), da cantora Lucinnha Bastos, entre outras personalidades e artistas de renome nacional e internacional.

A III FLIX ocupará espaços nas instalações da sede do Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Altamira, além de outros locais da cidade. As principais atividades do evento se concentrarão na Casa da Memória Transxingu, localizada no final da orla do Cais da cidade de Altamira. 

A III FLIX vai oferecer estandes com obras da literatura de âmbito regional e internacional, lançamentos de livros, exposições de arte, fotografias, artesanato e produtos agroflorestais, oficinas com temas variados, mesas temáticas, conferências com palestrantes internacionais, apresentações culturais diferenciadas e shows de artistas paraenses.

“Estamos em conversas com autoridades sanitárias do município para definir as regras sanitárias que serão respeitadas em todos os espaços de realização da III FLIX. Vamos seguir os protocolos sanitários para garantir a segurança de todos os envolvidos na organização e também dos participantes da Festa Literária”, afirmou a profa Dra. Maria Ivonete Coutinho, coordenadora geral e idealizadora do evento.

A III FLIX conta com o apoio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura/Secretaria Nacional de Economia Criativa e Diversidade Cultural, do Governo do Pará (emenda da deputada Marinor Brito) e da Fundaçao Cultural do Pará, da UFPA, via emenda parlamentar do deputado Federal Edmilson Rodrigues, da Associação Namazônia, do Instituto Xingu e da Prefeitura Municipal de Altamira.

Fonte: Assessoria de comunicação da III FLIX

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *