Nos últimos anos, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) tem intensificado a fiscalização de veículos com registros de roubo ou furto no Sistema de Segurança Pública. Na tarde da última sexta-feira (14/2), a ação resultou na recuperação de três motocicletas nos municípios de Castanhal, Viseu e Altamira, no Pará.
Segundo Josimar Viana, gerente da fiscalização no interior do Estado, as equipes do Detran já estão realizando a operação pré-carnaval e, por isso, estão mais atentas a veículos irregulares, com foco em casos de roubo e furto. “Nossa meta tem sido identificar cada vez mais esses casos de veículos roubados e devolvê-los aos seus reais proprietários”, afirmou Viana.
Em Viseu, no nordeste do estado, a fiscalização estava sendo realizada na Vila Açaiteua, quando agentes abordaram um motociclista. Durante a abordagem, suspeitou-se de adulteração no sinal identificador do veículo. Após averiguações na delegacia, foi confirmado que a moto havia sido roubada.
Em Altamira, no sudoeste do Pará, a fiscalização também levou à recuperação de uma motocicleta com placa de Ulianópolis. Ao ser consultado no sistema da Secretaria de Segurança Pública (Segup), foi verificado que o veículo tinha registro de roubo e ainda estava com o licenciamento em atraso.
Por fim, em Castanhal, os agentes do Detran encontraram outra motocicleta com registro de roubo/furto. O veículo foi encaminhado à delegacia local para identificação do proprietário legítimo. Em todos os casos, os condutores foram autuados e identificados pelas autoridades policiais.
A operação do Detran segue com o objetivo de combater a criminalidade e devolver os veículos recuperados aos seus proprietários legítimos.