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Diálogo com os povos indígenas nas línguas nativas do Médio Xingu

Comunicados veiculados em língua indígena fortalecem vínculo da Norte Energia com a população do entorno da UHE Belo Monte

Programa de Comunicacao Indigena_Divulgacao Norte Energia
Programa de Comunicacao Indigena_Divulgacao Norte Energia
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A Norte Energia, empresa privada que é concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, tem aprimorado seu diálogo com a população indígena da região do empreendimento, no sudoeste do Pará. Por meio de 88 estações de rádio, a empresa tem investido na comunicação com as aldeias, com a transmissão de informações em 3 línguas: Tupi, Macro-Jê e Karib, faladas por mais de 4 mil indígenas de nove etnias do Médio Xingu.

A utilização da língua nativa nesse relacionamento está em linha com o Inventário Nacional da Diversidade Linguística do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), voltado ao reconhecimento da diversidade linguística como patrimônio cultural.

O diálogo constante com a comunidade da região é uma prática da Norte Energia e envolve não só a população indígena, mas também ribeirinhos da Volta Grande do Xingu, pescadores e moradores transferidos para os bairros construídos pela empresa e outros públicos não indígenas.

Para interação com esses públicos, a empresa conta com estruturas físicas e uma central de atendimento telefônico gratuito que funciona 24 horas por dia e sete dias por semana. Saiba mais:

Núcleos de comunicação

Na Volta Grande do Xingu, a empresa possui um Núcleo de Comunicação na comunidade da Ressaca (Senador José Porfírio) e outro na comunidade Rio das Pedras (Anapu). Essas estruturas são destinadas à interação social e a promoção de atividades de divulgação, informação, diálogo entre as partes interessadas e a produção de conhecimento junto aos moradores dessa região.

0800

O público atendido pela Norte Energia também mantém diálogo com a empresa por meio da Central Belo Monte 24 Horas. Ao ligar para o número 0800 091 2810, a comunidade pode esclarecer dúvidas gratuitamente, 24 horas por dia e sete dias por semana. 

De janeiro de 2015 a junho de 2021, foram realizados cerca de 50 mil atendimentos, o que torna a ferramenta a principal porta de atendimento à população assistida pelo empreendimento.

Mais perto da comunidade

Recentemente, a empresa lançou o programa de rádio “Belo Monte Mais Perto de Você”. Além da audiência das rádios comerciais, o programa é distribuído para mais de 3.200 pessoas cadastradas pela Rede de Comunicação Popular, via aplicativo de celular.

Acesse mais informações sobre a Norte Energia e a UHE Belo Monte nos canais:

Site: www.norteenergiasa.com.br

Facebook: www.facebook.com/uhebelomonte

Instagram: @uhebelomonte

Twitter: @uhebelomonte

Central Belo Monte 24 Horas: 0800 091 2810

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