Equipes de emergência trabalham intensamente para conter o incêndio que atinge a Ilha do Arapujá, que fica em frente a cidade de Altamira. As chamas, identificadas há alguns dias, continuam a se espalhar pela vegetação da ilha, exigindo uma ação conjunta de diversos órgãos e entidades.
Foto: Ascom/PMA – Divulgação
Desde a detecção do incêndio, a Defesa Civil, com apoio da Secretaria de Gestão do Meio Ambiente (Semma) e da Secretaria de Obras, Viação e Infraestrutura (Semovi), tem monitorado a área e intensificado esforços para conter o avanço das chamas. Nesta sexta-feira, 1° de novembro, foram mobilizados quatro maquinários da prefeitura para o local, incluindo três pás-carregadeiras e uma retroescavadeira, além do suporte de equipes técnicas especializadas.
Além das equipes da Prefeitura de Altamira, do Corpo de Bombeiros, da Força Nacional, Defasa Civil e de militares do 51º Batalhão de Infantaria de Selva (51º BIS), a ação conta com o apoio da Associação dos Municípios do Consórcio Belo Monte (ACBM), presidida por Claudomiro Gomes, prefeito de Altamira, que tem dado todo apoio nas operações de combate ao fogo.
O monitoramento e o suporte às ações de combate continuam em andamento para controlar o incêndio e preservar a vegetação da Ilha do Arapujá, uma importante área ambiental localizada do outro lado do Rio Xingu, em Altamira, sudoeste do Pará.
A Voz do Xingu (com informações da Ascom/PMA)