Menu

Esculturas feitas no 2º Chocolat Xingu são doadas a entidades carentes do município

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

Uma das grandes atrações do 2º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que aconteceu em Altamira/PA, de 15 a 18 de junho, foi a confecção de duas esculturas feitas por dois chocolatiers reconhecidos nacionalmente. Quem passou pelo salão da feira e via a fabricação das esculturas, em tempo real, fazia questão de registrar com seus celulares o surgimento da obra de arte.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

Uma das esculturas foi feita pelo chef Leo Vilela, que veio de São de Paulo foi a imagem de São Sebastião, padroeiro do município, que este ano de 2023 teve a celebração de seu primeiro centenário.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

“Um momento muito especial, onde as pessoas estão acompanhando aqui todo um trabalho do Chef feito em etapas. Aqui a gente usou somente chocolate. Não existe nenhum tipo de estrutura. É somente chocolate que tem de servir como estrutura e também como uma massa de modelar para fazer todos os detalhes, do rosto, braços, corpo. Então ver esse trabalho aqui totalmente pronto, me faz ter a sensação do dever cumprido. Foi muito bom fazer essa escultura aqui em Altamira”, comemorou o chef Léo Vilela.   

Já a outra escultura com cerca de 90kg de chocolate, retratava a arquitetura da Casa de Força Principal da Hidrelétrica Belo Monte, que fica localizada às margens da rodovia Transamazônica, considerada a maior usina de energia elétrica genuinamente brasileira.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

“Eu comecei a esculpir no primeiro dia da feira e concluí esse trabalho no último dia do festival. Isso aqui é arte feita à mão e eu garanto que está delicioso”, disse a chocolatier Tati Benazzi, que esculpiu a obra de arte nos mínimos detalhes. 

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

Após serem apresentadas à população na noite do último dia do Festival, o prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, fez a doação das duas esculturas. Na ocasião, a que simbolizava o Santo padroeiro do município foi entregue ao padre Bosco, representante da Igreja Católica.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

Já a escultura da Usina Belo Monte foi entregue ao Superintendente de Relações Institucionais da empresa Norte Energia, Eduardo Camilo, que fará a doação a uma entidade social da cidade.

De acordo com o Padre Bosco, a escultura do Santo será entregue à Casa Divina Providência, entidade religiosa que acolhe gestantes e pessoas doentes da região da Transamazônica e Xingu que não tem onde ficar durante o tratamento de saúde.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

O Chocolat Xingu 2023 aconteceu no Centro de Eventos Vilmar Soares, em Altamira. O evento que é considerado o maior festival de chocolate da América Latina, reuniu milhares de visitantes em todas as noites da feira, além de reunir produtores de cacau e chocolate de toda região da Transamazônica, palestrantes nacionais e internacionais da cacauicultura e chefs de todo o país. O festival foi realizado pela Prefeitura de Altamira em parceria com Governo do Estado, através do Funcacau.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.