Por Wilson Soares – A Voz do Xingu
Moradores de Medicilândia, no sudoeste do Pará, entraram em contato com o Portal A Voz do Xingu na tarde desta terça-feira, 18 de agosto, para denunciar uma tentativa de golpe envolvendo criminosos que estariam se passando por funcionários da Equatorial Pará. Segundo os relatos, os golpistas entram em contato por meio do WhatsApp e exigem o pagamento imediato de supostas contas de energia em atraso.
De acordo com um dos consumidores que procurou o portal, os criminosos demonstram ter acesso a informações relacionadas aos clientes, como dados da unidade consumidora e quantidade de faturas supostamente em atraso. Durante o contato, eles afirmam que, caso o pagamento não seja realizado imediatamente, uma equipe seria enviada ao imóvel para efetuar o corte no fornecimento de energia.
Ainda segundo o relato, até consumidores residentes na zona rural estariam sendo abordados pelos golpistas.
“Tem golpistas ligando via WhatsApp para clientes da Equatorial com informações dos consumidores, como unidade consumidora e quantidade de contas em atraso. Eles cobram e intimidam, dizendo que, se não houver o pagamento, vão mandar uma equipe para realizar o corte, inclusive na zona rural”, relatou um consumidor ao Portal A Voz do Xingu.
O denunciante informou ainda que sua mãe teria recebido uma dessas mensagens e quase efetuou o pagamento. Segundo ele, durante a abordagem, os criminosos geram um QR Code para que a vítima faça a transferência. Após o pagamento, as mensagens, configuradas como temporárias, desaparecem, enquanto as faturas continuam constando como pendentes no sistema da concessionária.
O Portal A Voz do Xingu também recebeu informações de que outras pessoas, em Medicilândia e Altamira, teriam sido abordadas de maneira semelhante, sempre com a exigência de pagamento imediato e a ameaça de suspensão do fornecimento de energia. Algumas vítimas teriam efetuado o pagamento por meio do QR Code enviado pelos golpistas.
Assim que recebeu as denúncias, o Portal A Voz do Xingu entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Equatorial Pará para solicitar esclarecimentos. A concessionária informou que não tinha conhecimento, até então, das tentativas de golpe relatadas pelos consumidores e encaminhou um comunicado com orientações aos clientes.
Confira, abaixo, o comunicado da Equatorial Pará:
























