Por Wilson Soares – A Voz do Xingu
O governador eleito do Pará, Dr. Daniel Santos (Podemos), chegou a Altamira, no sudoeste do estado, por volta do meio-dia desta sexta-feira (9 de outubro), onde foi recebido por centenas de apoiadores que participaram de uma programação organizada por lideranças políticas da região.
Vestidos com camisas do Brasil e outras estampadas com a imagem do governador eleito, moradores de diversos municípios da região da Transamazônica foram até o aeroporto de Altamira para recepcionar a comitiva. Entre os presentes estavam lideranças locais do Partido Liberal (PL), além da deputada federal reeleita e futura primeira-dama do Pará, Alessandra Haber, deputados eleitos e o senador Zequinha Marinho, que não conseguiu renovar seu mandato nas eleições deste ano.

Após a recepção, Daniel Santos e sua comitiva seguiram em uma grande carreata pelas principais ruas de Altamira. Em cima de um trio elétrico, o governador eleito cumprimentou os apoiadores que acompanharam o percurso.

A carreata terminou no espaço “Ponto Alto Leilões”, onde foi realizado um ato político com discursos de lideranças estaduais e municipais. Entre os que fizeram uso da palavra estavam o senador Zequinha Marinho, o vereador Chester, o deputado estadual eleito deputado federal Rogério Barra e o deputado federal reeleito Delegado Caveira.
Último a discursar, Daniel Santos agradeceu o apoio recebido na região e relembrou as dificuldades enfrentadas durante a campanha eleitoral, especialmente nas visitas aos municípios da Transamazônica.
Saúde pública será prioridade
Durante entrevista ao Portal A Voz do Xingu, o governador eleito voltou a garantir que a saúde pública estará entre as prioridades de sua gestão, com atenção especial à região do Xingu.
Daniel reafirmou o compromisso de ampliar a estrutura do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, e defendeu a implantação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais de municípios do interior.
“Além de ampliar o Hospital Regional da Transamazônica, é importante também que a gente abra leitos de UTI nos pequenos hospitais do interior, para que possamos desafogar todo o sistema de saúde”, destacou.
Daniel promete cancelar contrato com a Águas do Pará
Outro assunto abordado durante a entrevista foi a concessão dos serviços de abastecimento de água no Estado.
Questionado sobre a promessa de campanha de cancelar o contrato com a empresa Águas do Pará, Daniel Santos reafirmou que pretende adotar medidas logo no início de seu mandato.
“Meu primeiro ato vai ser a intervenção, vai ser o distrato do contrato com a Águas do Pará, reassumir a Cosanpa, poder dialogar com os municípios e investir para que a água chegue até as pessoas”, afirmou.
A declaração reforça uma das principais promessas feitas pelo governador eleito durante a campanha. A eventual rescisão contratual, no entanto, dependerá dos procedimentos legais e administrativos necessários.
Futuro secretário de Meio Ambiente é anunciado em Altamira

A passagem por Altamira também foi marcada pelo anúncio de um nome que deverá integrar o primeiro escalão do futuro governo estadual.
Daniel Santos anunciou Vinicius Borba como seu futuro secretário de Meio Ambiente. Borba é conhecido pela atuação em defesa do setor produtivo e dos trabalhadores do campo.
Ao justificar a escolha, o governador eleito afirmou que pretende aproximar o setor produtivo das políticas ambientais, sem deixar de lado a responsabilidade com a preservação do meio ambiente.
“Eu acho que é a oportunidade de o setor produtivo deste estado mostrar que pode trabalhar com responsabilidade ambiental. Então, colocando alguém do setor produtivo, aumenta a responsabilidade de cada um daqueles que produzem, de produzir com responsabilidade”, concluiu.
A visita a Altamira ocorreu cinco dias após a eleição de Daniel Santos ao Governo do Pará, no primeiro turno, realizado no último domingo (4). O governador eleito tomará posse em 6º de janeiro de 2027.
Obs.: Este conteúdo foi produzido pelo Portal A Voz do Xingu e poderá ser reproduzido por outros veículos de comunicação, desde que sejam concedidos os devidos créditos pela autoria do texto e das fotografias.



Comentários
Participe com respeito. Comentários podem passar por moderação antes da publicação.
Deixe seu comentário Participe da conversa com respeito. +