Menu

História do 51º BIS é contada em livro por escritor altamirense

A história dessa Organização Militar, seus feitos e tradições, agora estão em um livro do escritor altamirense, Antônio Ubirajara Bogea Umbuzeiro.

Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

Instalado no Alto do Forte da Colina, em Altamira, em 31 de janeiro de 1973, o 51º Batalhão de Infantaria de Selva – (51º BIS) completou 50 anos de existência, em 2023. A história dessa Organização Militar, seus feitos e tradições, agora estão em um livro do escritor altamirense, Antônio Ubirajara Bogea Umbuzeiro.

Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

O lançamento da obra literária aconteceu no salão nobre do 51º BIS, na noite desta sexta-feira, 26, logo após uma Formatura Militar que foi realizada no pátio do Batalhão que lembrou a passagem do “Dia da Infantaria”, comemorado em 24 de maio. Na ocasião, algumas pessoas foram agraciadas com o “Diploma de Amigo do Batalhão”.

Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

A ideia de fazer um livro contando a interação entre o Batalhão e a sociedade altamirense surgiu do atual comandante da unidade, coronel Luiz Guilherme, que conheceu o escritor durante um evento na cidade em meados do ano passado. Ele então lançou o desafio a Ubirajara Umbuzeiro, que já produziu outras obras sobre a história de Altamira.

Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

“O desafio estava criado. Faltava o componente principal: o talento de um escritor que o aceitasse”, disse o Coronel. 

Ubirajara topou a ideia e transformou o pensamento do comandante em realidade no papel. O livro que, traz na capa o título “50 anos do Batalhão” é feito em formato de história iconográfica, contém 179 páginas. A obra conta a história do 51º BIS, que também é conhecido como “Batalhão Sentinela do Xingu”, desde a sua criação em 1973 até os dias atuais.

“Esse livro foi um convite do coronel Luiz Guilherme, que me perguntou se eu aceitaria contar a história do Batalhão.  Apesar do pouco tempo, conseguimos concluir. É um registro pra quem gosta do 51º BIS, pra quem já serviu ao Batalhão e para as pessoas que gostam de história.  Agora temos um livro contando a história do 51º BIS em imagens”, explicou o autor.

Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

.Quem adquiriu o livro durante o lançamento levou a obra autografada por Ubirajara que é servidor público federal. Ele aproveita suas horas de folga para resgatar os fatos que marcaram a região do Xingu e eternizar essas memórias por meio da escrita.

Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

O livro “50 anos do Batalhão Sentinela do Xingu” é uma das programações comemorativas que estão sendo realizadas desde fevereiro, em comemoração ao quinquagésimo aniversário do 51º BIS.

Quem quiser adquirir o livro pode entrar em contato com escritor Ubirajara Umbuzeiro, pelo telefone: (93) 99147-8544.

Texto e Fotos: Wilson Soares – A Voz do Xingu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.