Menu

Jason Silva, militante de movimentos sociais de Altamira é vítima da Covid-19.

Continua após a publicidade

Jason Silva dos Santos, 24 anos, era estudante do último semestre de educação física, defensor das causas sociais, microempreendedor e ativista do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Ele lutava contra a covid-19, há 11 dias quando deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Altamira. Na época foi preciso uma campanha nas redes sociais para conseguir que ele fosse transferido para o Hospital do Mutirão. De lá, com o agravamento do caso, ele teve de ser transferido para o Hospital Regional da Transamazônica, onde chegou a ser entubado.

A morte de Jason Silva, anunciada na noite desta segunda-feira, 06 de julho pegou seus amigos de surpresa. Alguns lembraram a luta dele em prol de causas sociais e também lamentaram a falta de um tratamento mais rápido para o jovem que foi mais uma vítima da Covid-19.

Do dia que o Jason foi internado na UPA até o momento que ele foi para UTI do Hospital Regional, foi um intervalo de 5 dias. O comprometimento do Pulmão passou de 30% para 90%, nesse curto intervalo de tempo. A meu entender houve uma sucessão de erros no atual modus operandis do Sistema Único de Saúde (SUS) que impossibilitou que o Jason tivesse um tratamento inicial adequado. Na minha opinião isso foi decisivo para o fim trágico desse grande ser humano”, desabafou Jackson Dias, do MAB.

Por: Wilson Soares – A Voz do Xingu

NOTA DO MAB

Na noite desta segunda-feira (06/07) faltou luz em Altamira (PA). Nós do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) recebemos a horrível notícia do falecimento do companheiro Jason Silva dos Santos. Mais um lutador do povo a tombar na luta contra o coronavírus, com apenas 24 anos.

A pandemia tem sido um golpe duro contra os povos da Amazônia, em um momento de tantos ataques contra a vida e a floresta. Diante desse desafio, Jason aceitava as tarefas mais difíceis e era um exemplo de disposição, sinceridade e coragem. Cada atingido e cada atingida por barragem, de todo o país, perdem nele um grande amigo.

Jason vive em toda ação de solidariedade, em toda comemoração de uma conquista. Jason também vive na alegria dos foliões do carnaval popular que tanto ajudou a construir. Um dia as ruas voltarão a ser do povo e vamos homenageá-lo como merece.

Camarada Jason travou seu último grande embate pela vida. Dizem que os grandes heróis morrem em batalha. Altamira está sem luz, mas uma estrela brilha forte no céu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.