Menu

Lars Grael em Altamira para o lançamento do Projeto Belo Monte Comunidade

Continua após a publicidade

Ações de cidadania, educação, esporte, cultura e incentivo ao voluntariado integram o projeto Belo Monte Comunidade, lançado pela Norte Energia, empreendedora da Usina Hidrelétrica Belo Monte, na manhã desta nesta quinta-feira (17), em Altamira, no sudoeste paraense. O velejador Lars Grael, reconhecido mundialmente por suas conquistas olímpicas e superação por meio do esporte, será o embaixador da iniciativa.

O objetivo da Norte Energia é fortalecer as ações socioambientais que já desenvolve junto aos quase 20 mil moradores que viviam em palafitas e agora residem nos novos bairros construídos pela Norte Energia em Altamira. “O projeto é o resultado de reuniões realizadas entre a empresa e os moradores, um trabalho que vai refletir positivamente na nossa qualidade de vida”, explicou José Nogueira, presidente da Associação de Moradores do bairro Jatobá.

Para Fagner Dias, presidente da Associação de Moradores do bairro São Joaquim, o momento é de mudança. “Nossa comunidade está de braços abertos para trabalhar junto com a empresa e nossa perspectiva é de aproximação e integração entre todas as associações”, declarou.

A coordenadora do coletivo Mães do Xingu e representante do Fórum Regional de Segurança Pública (Forsep) em Altamira, Málaque Mauad, o Belo Monte Comunidade deve refletir positivamente no município. “A criação deste projeto é fundamental para que os novos bairros se fortaleçam enquanto comunidade. Mas cabe a nós, sociedade, junto à empresa, parceiros e lideranças comunitárias, fazer nossa parte para que ele cresça e dê bons frutos”, destacou.

Desenvolvimento e cidadania
Um dos destaques do projeto está na parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que promoverá, inicialmente, cursos profissionalizantes de panificação, confecções de roupas e mecânica de motocicleta.

Segundo Rita Arêas, vice-presidente da Fiepa, o Conselho de Responsabilidade Social da entidade não medirá esforços para que o parte de capacitação, educação e cidadania seja um sucesso. “Esse foi o pontapé de muitas ações que serão realizadas e nós do Sistema Indústria estamos fazendo parte desse grande evento que com certeza vai ser muito importante para Altamira”, pontuou.

Além das atividades de capacitação, o projeto promoverá atividades esportivas como as aulas do Futebol Social e a Ação Social Belo Monte Comunidade, com emissão de documentos como Carteira de Trabalho e Identidade, além de ofertar serviços de saúde como testes rápidos de hepatites virais, aferição de pressão arterial e glicemia, assim como orientações de odontologia preventiva e bons hábitos alimentares.

“Este projeto vem fortalecer uma parceria importante que o município tem com a Norte Energia. Ele potencializará as ações do município e nos dará oportunidade de alcançar um número maior de pessoas”, observou Rute Barros, Secretária Municipal de Integração Social de Altamira.

Para Eduardo Camillo, Superintendente de Relações Institucionais da Norte Energia, o Belo Monte Comunidade marca um novo ciclo de interação entre a empresa e a sociedade. “A companhia entende que precisa se integrar, cada vez mais, com a comunidade onde Belo Monte está inserido e este projeto surge com o objetivo de promover o bem-estar social ao mesmo tempo em que gera emprego, renda e desenvolvimento sustentável na região”, declarou o executivo.

Texto: Nil Muniz – Assessoria de Imprensa da Norte Energia

Foto: Divulgação Norte Energia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.