Na próxima terça-feira (26/11). a Câmara de Altamira deverá votar uma série de projetos que, se aprovados, terão impacto direto no orçamento do município a partir de 2025.
Conforme apurado pelo portal A Voz do Xingu, nos bastidores políticos, é praticamente certo que o aumento do orçamento da Câmara, de 3,5% para 6%, será aprovado. Isso representará um repasse anual ao Legislativo municipal superior a R$ 9 milhões. Alguns parlamentares, procurados pelo portal, defendem que o aumento no repasse da Câmara, que passará de 600 mil para mais de 1,3 milhões por mês, é necessário para atender às demandas do Poder Legislativo Municipal, como, por exemplo, o aumento do salário dos servidores, a maioria dos quais recebe apenas um salário mínimo. Resta saber se a sociedade altamirense compreenderá a necessidade desse montante.
Outro projeto que também deve ser aprovado prevê um reajuste de 15% para os servidores municipais. No entanto, essa medida pode gerar problemas no futuro. Segundo especialistas jurídicos consultados pelo portal, aumentos concedidos no final de uma gestão podem ser questionados pelo próximo prefeito. Em outras palavras, esse reajuste deveria ter sido debatido com mais antecedência. Agora, resta aguardar os desdobramentos.
O projeto que está gerando mais polêmica nos bastidores trata da redução da porcentagem de 70% para 10% no direito de crédito suplementar. Há rumores de que ele será reprovado, o que deve desagradar muitas pessoas. A votação promete ser um teste para os parlamentares, que terão que decidir entre agradar o atual gestor ou futuro prefeito. Para os mais atentos, a complexidade dessa decisão já ficou clara.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu