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Mais de meio milhão de RGs foram emitidos em 2018 no Pará

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A Polícia Civil do Pará já emitiu mais de meio milhão de registros de identidade de janeiro a novembro de 2018, uma média de 50 a 60 mil registros por mês em todo o estado. O órgão atribui o número elevado a possibilidade de agendamento informatizado pelo site, que agilzou o serviço.

Atualmente, 44 municípios do Estado são informatizados. Destes, 32 passaram pela modernização de sistema. Antes, longas filas se formavam na frente da Delegacia Geral do Estado, o principal posto de atendimento.

“Tinha município que esperava até 40 dias. Com a informatização, o prazo diminuiu bastante”, afirma a titular da Diretoria de Identificação “Enéas Martins” (Didem), Juliete Monteiro. Ela conta ainda que o agendamento informatizado inibiu situações irregulares, como a venda de senha para o atendimento.

Veja a documentação necessária para emissão do RG

  • Certidão de Nascimento (para pessoa solteira), de Casamento (para pessoas casadas) ou de Divórcio: Documento Original ou cópia devidamente autenticada (a certidão não deverá ter rasuras e deve estar legível. Nas primeiras vias é obrigatória a apresentação de certidão original. Para emissão do documento de adolescentes com até 16 anos, é obrigatória a presença do responsável).
  • Duas fotografias 3 por 4 recentes, iguais e de impressão não-digital.
  • Qualquer documento usado como comprovante de residência, como conta de luz, água ou de telefone, que esteja em nome da pessoa ou parente.
  • Taxas:
    1ª via: é de graça.
    2ª via: paga taxa de R$ 37,13 (A 2ª via pode ser isenta com apresentação de um Boletim de Ocorrência Policial em caso de roubo ou furto do documento).

A distribuição de senhas tem início às 7h30 da manhã (as senhas são limitadas), à exceção dos postos onde o atendimento é agendado.

O agendamento pode ser feito no endereço eletrônico. Nos demais municípios, a Diretoria de Identificação dispõe de postos para emissão do documento nas Delegacias e sedes de Prefeituras Municipais.

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