Moradores de Altamira participam de formatura de cursos ofertados pelo Projeto Belo Monte Comunidade

A iniciativa da Norte Energia, concessionária da UHE Belo Monte, certificou 90 pessoas nas áreas de design de sobrancelhas, maquiagem e corte de cabelo

Moradores de Altamira participam de formatura de cursos capacitação - Foto Jaime Souzza
Moradores de Altamira participam de formatura de cursos capacitação - Foto Jaime Souzza
Continua após a publicidade

Um total de 90 moradores de Altamira foram certificados, na tarde desta quarta-feira (20), nos cursos de  Design de sobrancelhas, Maquiagem e Corte de cabelo ofertados pela Norte Energia, empresa privada, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no sudoeste do Pará. A iniciativa, que conta com a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e integra o projeto de responsabilidade social Belo Monte Comunidade, busca levar oportunidades de trabalho e renda à população dos cinco bairros construídos pela empreendedora no município.

Os cursos, que ocorreram em setembro deste ano e tiveram duração de 8h/aula, foram ministrados por profissionais do próprio município e seguiram todas as medidas de prevenção à Covid-19 – como o uso obrigatório de máscaras por parte de alunos e instrutores e uso de álcool em gel 70%.

Durante a solenidade de formatura, que ocorreu no auditório do Serviço Social da Indústria (SESI) de Altamira, um aluno de cada bairro – Água Azul, Casa Nova, Jatobá, Laranjeiras e São Joaquim – participou de desfile para demonstrar as técnicas que aprenderam e que já estão sendo colocadas em prática no seu dia a dia.

Sandra Maria Silva é moradora do bairro São Joaquim e fez o curso de design de sobrancelhas. Para ela, a atividade foi uma oportunidade de começar uma nova atividade já que, durante a pandemia, ela e o marido ficaram desempregados. “Era uma área que eu queria muito aprender porque como vou em salões eu acho interessante. Eu fui com o intuito não de trabalhar, mas fazer em mim mesma. Porém muita gente no bairro tem me procurado para fazer também. Foi uma oportunidade muito grande e não pensei duas vezes”, declarou.

Já a aluna Bárbara Oliveira, que mora no bairro Jatobá, contou como foi participar do curso de maquiagem e quais são os planos para o futuro. “Foi uma experiência nova e que vai agregar valores no meu futuro. Vou me aprofundar na área para que no futuro eu seja uma maquiadora renomada na cidade. A gente só tem a agradecer a Norte Energia por proporcionar para a gente esses cursos de capacitação que desenvolvem nos bairros”, disse.

De acordo com a Gerente de Comunicação e Imprensa da Norte Energia, Fernanda Mayrink, além de fomentar o mercado de trabalho local, a iniciativa, construída em parceria com as lideranças dos novos bairros, também fortalece a interação entre a empresa e os moradores atendidos por Belo Monte. “atendemos um anseio dos moradores, que sempre pediam  estes cursos. É a realização de um sonho para muitas pessoas e abre a oportunidade de uma renda adicional. A Norte Energia  desenvolve ações de  de responsabilidade social com todas as populações do  entorno onde a Usina Belo Monte está instalada”, comentou.

A vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), Rita Arêas, exaltou a parceria com a Norte Energia para chegar junto as comunidades onde está instalada a UHE Belo Monte. “A indústria entende que tem o papel fundamental de ser parceria e proporcionar essa ajuda em uma união com diversas entidades. A Norte Energia tem o Belo Monte Comunidade e é com ela que conseguimos chegar nas comunidades onde atua. Incentivamos as pessoas no empreendedorismo para a partir daí desenvolver suas atividades profissionais”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.