Menu

Moradores protestam contra falta de água nos bairros de Altamira/PA

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Continua após a publicidade

Moradores de três Reassentamentos Coletivos Urbanos de Altamira, também conhecidos como RUCs, protestaram na manhã desta terça-feira, 30, em frente ao escritório da Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação da Usina Belo Monte, e logo em seguida eles foram até a sede da prefeitura de Altamira, devido à falta de água nos RUCs. “Nós estamos há 15 dias sem água nos reassentamentos Laranjeiras, Jatobá e São Joaquim. Nós estamos aqui lutando pelos nossos direitos. Não aguentamos mais sem água, sem água nós não vamos sobreviver”, desabafou Francinete Pinto Novaes, moradora do Ruc Laranjeiras e representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens.

Esses bairros foram construídos pela Norte Energia para abrigar as famílias que antes da construção da usina viviam em áreas alagadas no centro urbano da cidade, e fazem parte das condicionantes, para que a empresa pudesse construir a hidrelétrica. Segundo a prefeitura de Altamira, os RCUs continuam sob a responsabilidade da empresa.

A Norte Energia chegou a construir reservatórios e mantém caminhões pipas para manter o sistema de abastecimento nos Rucs, mas as reclamações dos moradores devido à falta de água nesses bairros têm sido constantes. Em alguns casos, os moradores têm ficado mais de uma semana sem nenhuma gota de água.

Foto: Reprodução

Moradores dos bairros de Brasília, Airton Senna I, Mutirão, Colina e Liberdade, que são de responsabilidade do município também reclamam que já estão alguns dias sem água. “Na minha rua desde sábado estamos sem água pra nada”, disse a moradora do bairro Liberdade.

Posicionamento da prefeitura de Altamira

A prefeitura de Altamira por meio da coordenação da Cosalt, da Secretaria Municipal de Obras, Viação e Infraestrutura – SEMOVI, informa que após os reparos feitos na adutora, foi possível que a água voltasse a sair nas torneiras do bairro Colinas, no final da manhã desta terça-feira, 30 de agosto.

A Cosalt informa ainda aos moradores de outros bairros que estão sem abastecimento, que as equipes estão realizando os procedimentos técnicos para normalizar o abastecimento de água o mais rápido possível.

A prefeitura de Altamira pede ainda, que a população evite o desperdício de água, como tem acontecido em vários locais, pois isso agrava o problema do abastecimento.

A reportagem solicitou um posicionamento da empresa Norte Energia e aguarda retorno.

Por Wilson Soares / A Voz do Xingu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.