Menu

Norte Energia emite nota sobre manifestação indígena em área da Usina Belo Monte, no Pará

UHE Belo Monte_Casa de Força Principal_Roney Santana_Acervo Norte Energia
UHE Belo Monte_Casa de Força Principal_Roney Santana_Acervo Norte Energia
Continua após a publicidade

A Norte Energia, empresa privada, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, vem a público para informar que:

Quanto às reivindicações apresentadas pelos indígenas, sob o argumento de serem condicionantes não atendidas, a Companhia destaca que construiu e equipou 31 Unidades Básicas de Saúde em Terras Indígenas, resultando na redução de mais de 90% dos casos de malária na região e mantém à disposição do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) 170 profissionais de saúde indígena.

Ao longo de 2022, a empresa executou a manutenção e conserto de 1.531 embarcações, motores geradores e motosserras e tem uma empresa contratada para a prestação do serviço. Quanto às moradias solicitadas por alguns Povos Indígenas, a Norte Energia esclarece que não fazem parte de condicionantes, sendo ações proativas da empresa. Até o momento, a Companhia construiu 779 casas para indígenas, sendo 334 de alvenaria e 445 de madeira e, para dar continuidade, aguarda definição de uma Ação Civil Pública em trâmite, que discute o padrão construtivo das habitações indígenas.

A Companhia volta a firmar seu respeito a toda e qualquer manifestação pacífica. A Norte Energia, por meio da Gerência Socioambiental do Componente Indígena, possui equipe especializada e disponível para o diálogo com cada Povo Indígena do Médio Xingu. Só no ano de 2022, foram realizados 2.140 atendimentos a indígenas. A empresa possui um Programa de Comunicação e vem agendando reuniões tripartites com a participação de representantes indígenas e do órgão indigenista para discussão e análises das ações em execução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.