Menu

O Chocolate Gutzeit é destaque no Festival Chocolat Xingu 2023, em Altamira, trazendo na alma a sua origem: a Floresta Amazônica

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Continua após a publicidade

Mudas selecionadas de cacau são plantadas há mais de 40 anos pela família Gutzeit, nas fazendas Panorama e Bom Tempo, em consórcio com a mata virgem, que representa um modelo perfeito de integração com a floresta nativa, proporcionando todas as condições para uma lavoura sustentável e permanente. 

Cacaueiros com apenas 3 anos de idade já estão dando a primeira tonelada de cacau fino, único, chamado de cacau da floresta.

Foto: Divulgação

As amêndoas de alta qualidade, premiadas internacionalmente, são transformadas em chocolate sensorial 70% cacau, de sabor intenso, com notas de frutos secos e castanhas, resultando num paladar levemente amadeirado e um toque de acidez exótica, surpreendentemente gostosa. A textura é macia e repleta de prazer… um autêntico veludo para as papilas gustativas mais exigentes, que agrada a todos, despertando uma verdadeira paixão à primeira mordida.

A saga da família Gutzeit chega a uma fase de celebração de muitas conquistas e, ao mesmo tempo, encarando de frente novos e grandiosos desafios, como o projeto de plantação de mais 3 milhões de pés de cacau, investimentos em tecnologias inovadoras de secagem, fermentação e armazenamento, bem como a verticalização completa da produção. É a famosa tree-to-bar, ou seja, da árvore do cacau à barra de chocolate.

Além disso, a família está diversificando investimentos, apostando alto no segmento do turismo, agregando valor às suas propriedades e ansiosos por trazer visitantes do Brasil e do mundo para as suas terras, que hoje já são chamadas de Reino do Cacau.

A construção da Vila do Cacau também está nos planos da família, a curto prazo. Trata-se de mais uma iniciativa que demonstra a responsabilidade social do empreendimento familiar para com seus colaboradores e demais trabalhadores de toda a cadeia do cacau de Uruará e da Transamazônica, onde fica o Reino do Cacau. O projeto prevê a construção de uma vila residencial com mil casas populares, para moradia dos pequenos produtores, meeiros, empregados das fazendas, trabalhadores sazonais e outros colaboradores.

Movidos a desafios e trazendo na bagagem décadas de muita luta e superação de todas as adversidades climáticas, econômicas, sanitárias e estruturais, para a família Gutzeit não tem tempo ruim, literalmente. Traduzindo para o português, a palavra Gutzeit significa bom tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.