A Polícia Federal deflagrou no início da manhã desta terça-feira (25) a Operação Ábaco com o objetivo de desarticular uma organização criminosa atuante na região oeste do estado do Pará, que desviou recursos públicos federais destinados à educação básica. Um dos alvos é a casa do ex-prefeito e a sede da prefeitura de Jacareacanga, que possuem um mandado de busca e apreensão.
Durante a operação são cumpridos 21 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos, empresas e residências dos investigados nos municípios de Itaituba e Jacareacanga. Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, fraude à licitação, peculato e falsidade ideológica, com penas que, somadas, poderão chegar a 30 anos de reclusão.
INVESTIGAÇÃO
Empresas fantasmas ou de pequeno porte foram criadas em nome de laranjas para participarem de processos licitatórios realizados pela prefeitura de Jacareacanga nos anos de 2015 e 2016. As empresas investigadas concorriam entre si em diversas licitações para dar aparência de legalidade, viabilizando o desvio dos recursos da educação básica.
O montante da fraude apurado até o momento é de R$ 5 milhões. As investigações vão prosseguir, pois há indícios de que esse mesmo tipo de fraude usando essas empresas foram praticadas em outras Prefeituras da região.
(DOL)


Comentários
Participe com respeito. Comentários podem passar por moderação antes da publicação.
Deixe seu comentário Participe da conversa com respeito. +