Operação Integrada apreende cerca de 497m³ de madeira irregular, em Anapu/PA

Durante a fiscalização, também foram apreendidos maquinários para operar a serragem da madeira e uma espingarda de fabricação artesanal.

Continua após a publicidade

Na última terça-feira (16), no km 513 da BR 230 em Anapu (PA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) por meio do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) do município de Altamira (PA) e de Marabá (PA), participou junto às equipes do INCRA e do IBAMA, da Operação Virola Jatobá que apreendeu 497,728m³ de madeira irregular em uma serraria localizada às margens da rodovia.

O local fiscalizado possuía diversas irregularidades e não possuía licença de operação. Ao avistarem as equipes, trabalhadores que se encontravam na serraria fugiram para a vegetação, razão pela qual não foi possível qualificar trabalhadores ou proprietários. No local, foi encontrada grande quantidade de madeira serrada (76,114 metros cúbicos) e em tora (421,614 metros cúbicos).

Foto: Divulgação/PRF

As medições e identificações das espécies foram realizadas pela equipe do IBAMA. Toda a madeira se encontrava sem as devidas marcações e sem comprovação de origem. Além disso, não existia nenhuma serraria com licença de operação regularizada cadastrada no referido endereço. Portanto, todo o material que se encontrava armazenado possuía origem irregular, bem como operação em desacordo com a legislação ambiental.

Foto: Divulgação/PRF

Durante a fiscalização, também foram encontrados maquinários para operar a serragem da madeira:

02 (dois) afiadores com motor
01 (um) arco de serra com motor
03 (três) destopadeira com motor
02 (dois) guinchos com motor
02 (duas) serras circulares com motor
01 (uma) serra branca com motor

Também foi encontrada em um dos galpões, uma espingarda de fabricação artesanal, de calibre não identificado. Diante dos fatos, foi realizada a apreensão da madeira e do maquinário em conjunto com o IBAMA, para que fossem tomadas as medidas administrativas cabíveis. A espingarda foi encaminhada para a Polícia Civil de Anapu (PA).

Com informações da Ascom/PRF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *