Oportunidade de crescimento para o setor de pesca do Xingu

Curso promovido pela Norte Energia em parceria com REDES/FIEPA, oferece capacitação sobre o cenário do setor pesqueiro da região e oportunidades de novos negócios

Foto: Divulgação/Norte Energia
Foto: Divulgação/Norte Energia
Continua após a publicidade

Instituições ligadas à cadeia da pesca no Xingu estão sendo capacitadas pela REDES/FIEPA sobre o cenário do setor pesqueiro da região, em mais um curso promovido pela Norte Energia em Altamira. Nesta quarta e quinta-feira, 14 e 15/07, a atividade aborda o tema “Desafios e oportunidades na cadeia produtiva do pescado no território do Xingu”.

A programação conta com atividades teóricas e práticas para entender as tendências do mercado nos níveis regional, nacional e mundial. Com duração de dois dias, o curso debate a situação do setor pesqueiro na região, ensina como comercializar adequadamente o peixe e apresenta ações e estratégias para aumentar o consumo do alimento, com foco na ampliação do mercado interno.

Foto: Divulgação/Norte Energia

Os participantes também estão tendo um panorama dos mercados nacional e internacional, observando mais detalhadamente as oportunidades de negócios com a criação de peixes, os tipos de comércio de peixes e a importância da comercialização para exportação, sem deixar de lado a sustentabilidade, que pode contribuir para a conquista do mercado de pescados.

A iniciativa reúne participantes envolvidos com o tema no Sindicato Rural de Altamira (Siralta). “Atividade importante nos âmbitos social e econômico na região do Xingu, a pesca comercial pode ser ainda mais estudada e desenvolvida. Com esta iniciativa, a Norte Energia busca contribuir para o fomento da cadeia produtiva da pesca”, destaca o gerente de monitoramento socioambiental da Norte Energia, Bruno Bahiana.

A bacia do rio Xingu conta com uma intensa pesca de peixes ornamentais, que, se desenvolvida de maneira sustentável, é uma boa oportunidade de negócio para a comunidade local, já que se trata de um comércio que atrai o interesse de mercados estrangeiros.

Assessoria da Norte Energia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *