Menu

Pará terá quase sete mil pessoas na coleta de dados do Censo 2020

Continua após a publicidade

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reuniu, na manhã desta quarta-feira, 2, na sede da Federação da Agricultura do Pará (Faepa), autoridades e representantes da sociedade civil para apresentar mapas, limites territoriais e dados operacionais que serão utilizados no Censo 2020.

Na “Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020”, o instituto divulgou também as informações sobre o processo seletivo simplificado, aberto até o dia 15 de outubro, que tem como objetivo a contratação de 6.948 pessoas no Pará, para atuarem em funções de coleta, supervisão, acompanhamento e gerenciamento de coleta.

De acordo com o coordenador técnico do Censo 2020 no Pará, Luiz Carlos Martins, o Censo vai a todos os municípios do Estado, mensurar a população de cada cidade paraense.  Os temas que serão abordados na pesquisa, constam no questionário básico aplicado em todos os municípios como questões relativas a infraestrutura urbana; educação; fecundidade; mortalidade; trabalho e rendimento; núcleo familiar; povos e comunidades tradicionais; saneamento básico, dentre outros temas. São 26 perguntas no total. Um segundo questionário será aplicado em 10% dos domicílios com perguntas mais específicas, incluindo dados de pessoas com deficiência.

Ainda de acordo com o IBGE, a pesquisa deve durar cerca de três meses, iniciando em agosto de 2020, e pode também ser respondida pela Internet. Segundo Luiz Carlos, no último Censo em 2010, houve coleta de dados pela internet, mas a pesquisa não atingiu nem 1% da população. Luiz explica que essa modalidade de coleta tem a finalidade de dar celeridade no processo, e também de alcançar áreas de alto poder aquisitivo.

No Pará, são 144 municípios, sendo 22 áreas de coleta.

Fonte: Portal Roma News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.