Menu
Search
Close this search box.

Prazo de inscrições para vestibular da UFPA termina nesta sexta,18; saiba como se inscrever

Ao todo, são ofertadas 7.380 vagas no vestibular para graduações em 2023.

Reprodução
Reprodução
Continua após a publicidade

O prazo para as inscrições no Processo Seletivo 2023 da Universidade Federal do Pará (UFPA) termina nesta sexta-feira (18). Os estudantes interessados devem ter se inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio no ano de 2022.

São ofertadas 7.188 vagas nos cursos de graduação presenciais, acrescidas de 192 vagas adicionais reservadas a pessoas com deficiência, em 192 cursos, nos 12 campi da UFPA.

As inscrições podem ser feitas por meio do site do Centro de Processos Seletivos (CEPS). O valor da taxa de inscrição é R$ 100 e deverá ser paga por meio de boleto bancário, até o dia 16 de dezembro de 2022.

Isenção

Aos estudantes que cursaram todo o ensino médio ou equivalente em escola da rede pública, a isenção da taxa de inscrição é concedida automaticamente.

Já aqueles que foram bolsistas integrais em escolas da rede privada podem solicitar a isenção e anexar o comprovante ao final da inscrição.

A informação sobre a concessão ou não da isenção da taxa de inscrição estará disponível para consulta a partir de 29 de novembro de 2022.

Cotas

A UFPA adota o sistema de cotas, com vagas distribuídas conforme a legislação vigente. Metade é de ampla concorrência e a outra metade é direcionada a estudantes de escolas públicas.

Na cota para estudantes de escolas públicas há uma subdivisão: há percentuais específicos para quem é de baixa renda (Cota Renda), para pessoas negras de cor preta, negras de cor parda e indígenas (Cota PPI), e pessoas com deficiência (Cota PcD).

Ainda há a oferta de 01 vaga adicional destinada a estudantes com deficiência em cada oferta de curso (Cota PcD Adicional).

Atendimento

Os candidatos podem tirar dúvidas e receber atendimento pelo WhatsApp: (91) 3201-7266, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, além dos canais de e-mail [email protected], telefone (91) 3201-7266 e atendimento presencial, nos mesmos dias e horários.

Fonte: G1 Pará

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *