Projeto da ONU realiza ações de prevenção à gravidez na adolescência no Pará

Concurso de frases, chamada pública de artistas e ação de videomapping são alusivas ao Dia Mundial de Prevenção de Gravidez na Adolescência

Continua após a publicidade

Para envolver a população no debate e marcar o Dia Mundial de Prevenção de Gravidez na Adolescência (26 de setembro), o projeto Saúde das Manas lança neste mês um conjunto de ações participativas no estado. A primeira iniciativa é o concurso de frases que convida qualquer paraense a partir de 10 anos de idade a enviar uma frase de conscientização sobre o tema. Os cinco autores das melhores frases serão certificados pelas Nações Unidas, terão suas frases expostas nos materiais de divulgação do projeto e receberão um prêmio surpresa.

Para participar, basta enviar sua proposta no site do projeto, junto aos dados pessoais (nome completo e telefone), pelo link www.saudedasmanas.org.br/#/contato, até o dia 19 de setembro de 2021 (domingo) às 23h59. As inscrições são gratuitas e apenas será permitida uma proposta por pessoa. Leia o edital completo aqui: https://brazil.unfpa.org/sites/default/files/submissions/edital_concurso_de_frases.pdf.

De acordo com Nair Souza, Oficial de Programa para Segurança de Insumos em Saúde Sexual e Reprodutiva do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a iniciativa busca valorizar a participação e empoderamento da comunidade. “Queremos que a população, em especial os jovens, reflitam e pesquisem sobre esse tema tão necessário na região. É com a conscientização que podemos mudar essa realidade”, destaca.

No Brasil, a cada mil adolescentes, 53 engravidam precocemente, de acordo com o Relatório sobre a Situação da População Mundial, divulgado pelo UNFPA no ano passado. No Pará, em 2020 foram registrados mais de 55 mil bebês nascidos de mães adolescentes (10 a 19 anos), sendo 5.908 casos do arquipélago do Marajó, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará.

Saúde das Manas  – O projeto Saúde das Manas, realizado pelo UNFPA e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PA), atua na Ilha do Marajó (PA) para transformar a realidade positivamente. O foco é garantir os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, através do acesso a métodos contraceptivos, consultas com médica ginecologista e obstetra, incentivo ao pré-natal, prevenção de gravidez não planejada e de infecções sexualmente transmissíveis, fortalecimento do sistema público de saúde, dentre outras linhas de trabalho. Saiba mais no site saudedasmanas.org.br.

Intervenção artística em Belém –  Além do concurso de frases, o Saúde das Manas está planejando outras ações para marcar o Dia Mundial de Prevenção de Gravidez na Adolescência. Na data, 26 de setembro, será feita uma projeção mapeada (videomapping) no centro urbano de Belém com criação da renomada artista paraense Roberta Carvalho, a respeito da temática. Além disso, em breve será aberta uma chamada pública para que artistas e entusiastas de todo o estado também possam enviar fotos e ilustrações sobre o assunto para serem exibidas na ação.Mais informações serão divulgadas no site do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *