Rede de Governança Territorial da Transamazônica e Xingu realiza primeira assembleia em Altamira

Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

Representantes de entidades, associações e instituições que integram a Rede de Governança Territorial da Transamazônica e Xingu (RGTX) participaram, na última segunda-feira (4 de maio), da primeira Assembleia Geral da entidade. O encontro foi realizado na sede da Associação dos Municípios do Consórcio Belo Monte (ACBM), em Altamira, no sudoeste do Pará.

A RGTX, recém-criada, reúne 46 representantes de diferentes segmentos e tem a ACBM como coordenadora do conselho deliberativo. Durante a programação, estiveram presentes representantes da sociedade civil, do poder público, cooperativas, setor produtivo, academia e parceiros estratégicos da região da Transamazônica e Xingu.

NotíciasRelacionadas

Segundo Márcia Bueno, representante da ACBM, o encontro teve como principal objetivo fortalecer o diálogo e alinhar estratégias para o desenvolvimento sustentável da região.

Márcia Bueno – representante da ACBM. Foto: Wilson Soares

“Foi mais do que um encontro institucional. Tivemos um espaço de construção coletiva, escuta, alinhamento estratégico e fortalecimento das conexões que sustentam a governança do nosso território”, destacou Márcia.

Durante a assembleia, os participantes discutiram a validação dos instrumentos institucionais da RGTX, o alinhamento do plano de atuação da rede e o fortalecimento dos grupos de trabalho que atuam em áreas consideradas estratégicas, como restauração ecológica e conservação ambiental, mecanismos financeiros, cadeias produtivas e políticas públicas.

Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

Também foram debatidas prioridades, entregas e perspectivas para os próximos ciclos de atuação da rede, com foco em temas como agricultura familiar, regularização fundiária, restauração produtiva, Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), segurança alimentar, assistência técnica, acesso ao crédito, fortalecimento de cadeias sustentáveis e articulação institucional.

Ainda de acordo com Márcia Bueno, um dos pontos mais importantes do encontro foi a reafirmação do compromisso coletivo das instituições participantes com uma governança territorial baseada na colaboração, no diálogo e na construção de soluções sustentáveis para a região da Transamazônica e Xingu.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você não pode copiar conteúdo desta página