Menu
Search
Close this search box.

Rômulo D’Castro escreve livro sobre jornalismo na Amazônia

Jornalista Rômulo D`Castro
Jornalista Rômulo D`Castro
Continua após a publicidade

O jornalista Rômulo D’Castro, que há 13 anos atua como repórter e apresentador, e que atualmente comanda o Cidade Alerta Altamira, realizou o sonho de escrever um livro. Rômulo já atuou em diversas emissoras de TV no Amazonas e Pará, quis compartilhar parte de seus conhecimentos jornalístico, vivenciados na Amazônia.

O livro “Jornalismo na Amazônia: uma análise sobre a prioridade da reportagem para os fazedores de notícias” tem 130 páginas, e levanta uma importante discussão sobre como a mídia feita dentro da Amazônia, especialmente os telejornais, trata a própria região amazônica em suas pautas.

O autor chama atenção ainda para a história, a cultura, os costumes e o dia a dia dos amazônidas que são cotidianamente ignorados nos programas de notícias.

Esse livro é resultado do meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de 2017. O tema naquela época foi a “Amazônia que ignora a Amazônia”. Nele eu fiz uma análise sobre dois telejornais locais. O objetivo não era traçar um perfil do que seria um jornalismo pra se falar da Amazônia, mas sim verificar de que forma pautas de contexto amazônico dentro desses jornais são desenvolvidas”, explica o jornalista.

Rômulo também analisou os critérios de redação e edição dos assuntos apresentados, e traz uma discussão crítica sobre a forma de elaboração das pautas. “Trata-se de uma leitura significativa, não apenas para jornalistas e estudantes de jornalismo, mas também para todos que desejam conhecer e entender melhor a Amazônia“, finaliza.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

O livro pode ser adquirido pelo site

Jornalista Romulo D`Castro

https://www.eviseu.com/pt/livros/2202/jornalismo-na-amazonia-uma-analise-sobre-a-prioridade-da-reportagem-para-os-fazedores-de-noticias/

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *