A Secretaria de Estado de Justiça (Seju) promoveu, na terça-feira (20/8), a oficina “Agente de Mudança para Prevenção às Drogas” para cerca de 100 profissionais das áreas da educação, assistência social, saúde e segurança pública do município de Altamira, na Região de Integração Xingu. O evento teve o objetivo de qualificar e incentivar a articulação de agentes municipais e estaduais para implementar políticas de prevenção às drogas no Pará.
A atividade faz parte do projeto Prevenção 360º, coordenado pela Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos de Consumo de Drogas (Cenpren) da Secretaria de Justiça. A iniciativa é alinhada à Política Nacional de Prevenção às Drogas e realiza abordagem integrada de diversos fatores sociais e psicológicos com o objetivo de alertar sobre os riscos da dependência química, além de desenvolver habilidades socioemocionais contra pressões externas para o consumo de drogas.
A metodologia da oficina é baseada em percepções comportamentais e na aplicação das matrizes de Mecanismos Comportamentais e Ferramentas Ampliadas de Gestão Pública, capacitando os participantes a desenvolverem políticas públicas intersetoriais para a prevenção ao uso de entorpecentes químicos.
A psicóloga, Tatiana Galvão, atua na Divisão de Saúde Mental de Altamira foi uma das participantes da oficina e destacou a importância do evento no planejamento coletivo de prevenção às drogas. “ O encontrou reforçou o senso de responsabilidade ao ressaltar como nós, profissionais da rede municipal e estadual, somos todos participantes e responsáveis nesse processo, onde fica claro que a prevenção é o melhor caminho a ser seguido para resultados duradouros para a sociedade”.
Atuação integrada – a atividade em Altamira faz parte da programação de prevenção ao uso de drogas que a Seju realiza em diversos municípios do estado. Márcia Marques, técnica de projetos e facilitadora da oficina, destacou que “essa formação fortalece a rede de proteção social, onde cada fio de conexão que tecemos fortalece a estrutura inteira, transformando vulnerabilidades em potenciais de mudança. Isso traz ganhos significativos para a comunidade, e demonstra o compromisso da Secretaria em garantir uma atuação eficaz em todo o Pará”.
De acordo com Renata Hage, diretora de Justiça da Seju, a capacitação e integração da rede intersetorial de combate às drogas, observando o contexto de cada localidade, é uma estratégia essencial para o desenvolvimento de políticas de prevenção ao uso dessas substâncias.
Agência Pará