Sema de Vitória do Xingu apreende transporte ilegal de peixes ornamentais

Continua após a publicidade

Os agentes da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória do Xingu flagraram o transporte ilegal de peixes ornamentais. A interceptação aconteceu na hidroviária do município na manha desta terça-feira, 23/11. Ao desembarcar, o transportador foi abordado e teve a carga apreendida.

No total, a Sema apreendeu 21 tanques com espécies nativas do Rio Xingu. A Sema identificou três espécies de peixes até o momento. Os tanques improvisados foram conduzidos para análise e averiguação de documentos de autorização de licença para transporte das espécies. Até o momento, a Sema identificou que os transportadores não têm a guia de transporte. A mercadoria seria para comercialização. Cada peixe, hoje, custa no mercado interno cerca 100 reais, se considerar o acari zebra, espécie nativa de alto valor -, a cobrança sobe no mercado internacional, e, chega até U$1.500 dólares.

O engenheiro de pesca averigua se o transportadores tem documento pesqueiro, para apontar a origem dos peixes.

Para transportar peixes ornamentais, é preciso respeitar a legislação brasileira vigente. Os agentes da SEMA estão, neste momento, averiguando as informações na sede da instituição em Vitória do Xingu.

Por Thaís Portela – A Voz do Xingu

Comments 1

  1. JAN MIKAEL EKSTROM says:

    Talvez deva verificar se o SEMA agiu corretamente?
    Esses peixes ornamentais eram totalmente legais com os documentos necessários exigidos pelas leis. Existe tráfico ilegal de espécies mas não era, o principal problema é a baixa escolaridade dos funcionários públicos, por desconhecer a legislação existente. Eles agem por suas próprias “ideias”, sem verificar se estão corretos ou não. Quando a SEMA descobriu que eles estavam errados, esses peixes foram devolvidos ao pescador. Não parabenize suas “autoridades competentes” quando elas agirem de forma errada, ao invés disso faça sua pesquisa e publique novamente que este foi um erro cometido por uma falsa denúncia sem direitos legais da SEMA para agir como o fez hoje. Se só publicar notícia porque “notícia” vende, o Brasil nunca mudará e continuará igual, é preciso mostrar a incompetência dentro de seu governo, estadual como federal para a opinião pública, senão seu governo continuará o mesmo e continuará com o seu erros. Esses peixes ~ 400 unidades legalmente coletadas e transportadas legalmente pelos pescadores são uma renda importante para os pobres do campo, nada a ter em conta porque um órgão do governo errou, o valor total desses peixes para os pescadores não passa de R$ ~ 2500,00 e é sua vida. Outros chamados fatos neste noticiário e na mídia também estão errados, estamos vivendo em 2021 e não em 2010 ou mesmo antes disso. Seja profissional no seu trabalho e seja independente, necessário mostrar a realidade e levar às pessoas as notícias corretas que pesquisamos, para o seu próprio bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *