Sesma anuncia série de ações para aumentar o número de imunizados na cidade de Altamira

Continua após a publicidade

Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (02/12), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) de Altamira, após reunião com técnicos da SESMA e coordenadores de vigilância em saúde, foram anunciadas as diversas ações que serão realizadas neste mês de dezembro para o aumento da vacinação na cidade e assim, reduzir o número de novos casos de covid-19 e de internações de pacientes graves, que necessitem de leitos de UTI.

A secretária de saúde, Tatiana Nascimento, informou que além da ampliação dos leitos, de 5 para 10, no Hospital Geral de Altamira (HGA), serão retornados, na próxima semana, os atendimentos da Unidade Sentinela, devido ao aumento no número de pessoas buscando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com sintomas gripais. E que deverá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Com o início da vacinação, os casos diminuindo, as Unidades foram ficando sem procura por parte da população, mas vendo a realidade que o município vive, nós iremos retornar com os atendimentos para desafogar a UPA e, com a realização de testes rápidos. Quem tiver o resultado positivo já recebe o diagnóstico e sairá de lá com os medicamentos e o suporte necessário”, declarou.

Em uma cidade onde apenas 57% da população está com o esquema de vacinação completo para as duas doses, a SESMA estipulou como meta que até 19 de dezembro, pelo menos 80% da população esteja com o esquema vacinal completo. Para isso, além da ambulância de vacinação itinerante, outros dois veículos serão colocados em circulação

A Sesma também anunciou que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), estarão com estoques de vacinas, deixando o imunizante ainda mais perto da população.

E, ainda:

– Aumento de testagem no Centro de Apoio e Diagnóstico com médico disponível

– Dia D da vacinação em massa em todas as UBS e pontos estratégicos em áreas descobertas

– Vacinação em algumas agências bancárias

– Mobilização nos Bairros com ajuda e deslocamento de profissionais de saúde (ACs) para ações simultâneas

– Mobilização de todas as secretarias da prefeitura municipal e apoio na vacinação de seus servidores

– Articulação em andamento um centro de digitação e informações para melhoria do sistema de imunização e GAL

Entre as ações de combate e enfrentamento à Covid-19 no município, a SESMA irá realizar fiscalizações em lugares públicos e privados. O trabalho estará a cargo do setor de Vigilância Sanitária, em parceria com todos os órgãos de segurança pública que atuam no município, para garantir o cumprimento da obrigatoriedade do passaporte vacinal e o limite de público nos estabelecimentos.

Ascom/PMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.