Menu

Sessão discute prevenção aos desastres naturais no Pará

Continua após a publicidade

Uma sessão especial sobre prevenção aos desastres naturais no Pará será realizada na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) nesta quinta-feira, 3, às 14h, no Auditório João Batista. O objetivo é a concentração de esforços institucionais e da sociedade em geral, em prol da busca de soluções e iniciativas que possibilitem a articulação de medidas preventivas.

Historicamente as cidades da Amazônia foram se desenvolvendo ao longo das margens dos rios devido, principalmente, a facilidade de transporte, comunicação e escoamento da produção proporcionada pela rede hidrográfica da região. Muitas cidades nasceram e se ergueram em função dos recursos provenientes da dinâmica fluvial e da floresta e, ainda hoje possuem uma íntima relação com os rios e as matas, como: Santarém, Marabá, Alenquer, Monte Alegre e Óbidos, Vigia e entre muitas outras.

A localização geográfica das cidades junto à rede hidrográfica não proporcionou apenas aspectos positivos, a ocorrência de problemas relacionados à infraestrutura e a processos decorrentes da dinâmica hídrica também proporcionaram diversos problemas relacionados a eventos perigosos, como os desastres naturais.

O Pará, segundo o Sistema Integrado de Informação de Desastres (S2ID) da Defesa Civil, entre os anos de 2007 e 2016, registrou 129 situações de emergência em 123 municípios do Estado, ocasionados por desastres naturais relacionados a fenômenos, como enxurradas, enchentes e inundações.

Portanto, a adoção de medidas que visem a prevenção, mitigação e gestão de desastres naturais no Estado do Para é fundamental para que se evite perdas significativas, causando prejuízos e, principalmente, a morte de pessoas.

Serviço:

Sessão sobre prevenção aos desastres naturais no Pará

Data: 3 de outubro de 2019

Hora: 14h

Local: Assembleia Legislativa do Estado do Pará

Fonte: Portal Roma News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.