Solenidade marca a posse do novo comandante do 51º Batalhão de Infantaria de Selva

A troca de comando do 51º BIS contou com a participação do General de 23ª Brigada, Giovani Moretto e do prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes.

Foto: Wilson Soares/A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares/A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

Na noite desta sexta-feira, 03 de dezembro, tomou posse no 51º Batalhão de Infantaria de Selva – (51º BIS), o novo comandante da unidade, o tenente coronel Luiz Guilherme. O tenente coronel Luiz Guilherme assume o posto de comandante do 51º BIS no lugar do coronel Alexandre Baretta, que comandou a Organização Militar por dois anos.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, do vice-prefeito, Jorge Gonçalves, bem como do comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, General Giovani Moretto.  Também estavam presentes na posse, oficiais e praças do Exército Brasileiro, o Superintendente da Polícia Civil, delegado Walison Damasceno, o presidente da Câmara Municipal, vereador Silvano Fortunato, secretários municipais, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), agentes da Guarda Municipal e do Departamento de Trânsito, empresários, familiares de militares e o público civil em geral.

A solenidade contou com uma homenagem ao comandante substituído coronel Baretta, que recebeu várias honrarias pelo serviço prestado à frente do Batalhão.

Foto: Ascom/51º BIS

Em seu discurso de despedida, o coronel Baretta ressaltou a importância das parceiras e o conhecimento obtido no período em que comandou o 51º BIS. “Gostaria de deixar registrado o meu agradecimento a todos os órgãos, instituições e agências pelas parcerias durante as mais variadas operações, missões como Verde Brasil 2, Samaúma e Covid-19. A prefeitura de Altamira e suas secretarias e órgãos municipais, bem como aos poderes legislativo e judiciário, órgãos de segurança e ordem pública, universidades, lideranças religiosas, imprensa, empresários e comerciantes pelo apoio prestado e pelas parcerias realizadas. A bela cidade de Altamira o meu muito obrigado por acolher a mim e a minha família pela segunda vez. Com certeza sentiremos saudades das belezas naturais e das amizades aqui cultivadas”, afirmou o ex-comandante.

Foto: Ascom/51º BIS

Já para o novo comandante a expectativa é dar continuidade ao excelente trabalho já apresentado pelos ex-comandantes do 51º BIS e melhorá-lo no que for possível. “Pra mim é uma grande honra estar assumindo uma unidade tão tradicional e com uma grande integração com a sociedade de Altamira. Vamos manter o legado de todos os ex-comandantes ao longo desses 48 anos de história do Batalhão”.

O General Moretto em sua fala aproveitou para lembrar os trabalhos e as ações desenvolvidas pelo coronel Baretta. “Nesses dois anos à frente do 51º BIS demostrou grande flexibilidade, compreensão de suas missões e elevado espírito profissional para atendimento de todas suas demandas surgidas. Prezado Baretta, o momento que conclui a mais importante missão da carreira militar, o exercício do comando, cabe-me, portanto, reconhecer a excelência do seu trabalho à frente do 51º BIS” disse o General Moretto, que aproveitou para desejar boa sorte ao novo comandante.

Foto: Ascom/51º BIS

A formatura de posse foi encerrada com apresentação das tropas e dos veículos ao novo comandante do Batalhão Sentinela do Xingu.

Foto: Ascom/51º BIS

O Tenente coronel Luiz Guilherme, tem 46 anos de idade, é natural da cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, ingressou no Exército Brasileiro em 1995 e foi nomeado como novo comandante do 51º BIS no dia 31 de agosto deste ano.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.