Dois homens foram presos no final da manhã desta sexta-feira (16/5), na BR-230, próximo ao município de Brasil Novo, no sudoeste do Pará, suspeitos de serem os pilotos de uma aeronave interceptada com 200 quilos de drogas. Os detidos foram identificados como Paulo Camargo Rodrigues Junior e Geovane Silva Santos.
Segundo informações da Polícia Militar, a prisão ocorreu por volta das 11h30, após um esforço conjunto entre a Polícia Federal (PF), a Agência de Inteligência da 4ª Companhia Independente de Missões Especiais (CIME) e o 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM).
A operação teve início após a interceptação de um avião de pequeno porte pela Força Aérea Brasileira (FAB) e pela Polícia Federal, na zona rural de Altamira, na tarde de quinta-feira (15/5). A aeronave realizou um pouso forçado em uma área de mata e, em seguida, pegou fogo. Os dois ocupantes conseguiram fugir do local, dando início às buscas.

Com o compartilhamento de informações entre as forças de segurança, as equipes localizaram os suspeitos em Brasil Novo. Eles foram detidos e encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Altamira, onde seguem à disposição da Justiça.
Relembre o caso
O caso ocorreu enquanto o avião sobrevoava a área conhecida como Travessão do Cajueiro e está relacionado a uma operação de combate ao tráfico de drogas conduzida pela Polícia Federal (PF) e pela Força Aérea Brasileira (FAB), com apoio das forças de segurança dos estados de Mato Grosso e Goiás. Após o pouso, a aeronave foi incendiada pelos ocupantes, que conseguiram fugir. Uma carga de entorpecentes foi apreendida.
De acordo com a Polícia Federal, a ação foi parte de uma força-tarefa voltada ao enfrentamento ao narcotráfico, que resultou na apreensão de aproximadamente 200 quilos de skunk.
As forças federais e estaduais monitoravam a aeronave desde que ela foi identificada no espaço aéreo brasileiro. A FAB passou a acompanhar o avião e, ao se aproximar do município de Altamira, iniciou o procedimento de interceptação, conforme os protocolos operacionais.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu