Menu

Turismo Sustentável no Xingu: ACBM promove seminário com ministro do Turismo, Celso Sabino

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

O turismo sustentável em Altamira, na região do Xingu tem despertado o interesse na discussão sobre o fortalecimento da atividade e a formação de novas parcerias. Com esse intuito, a Associação dos Municípios do Consórcio Belo Monte – ACBM promoveu na manhã desta terça-feira, 16 de janeiro, um Seminário sobre a Regionalização do Turismo. O evento contou com presença do Ministro do Turismo, Celso Sabino, acompanhado por uma equipe de técnicos do Ministério do Turismo (Mtur) que apresentaram os programas disponíveis aos municípios e empreendedores.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

Deputados, prefeitos, vereadores, secretários municipais, servidores públicos, presidentes de associações comerciais, empreendedores do setor turístico, representantes de organizações não-governamentais, agentes financeiros e produtores de cacau dos 13 municípios que compõem a Associação marcaram presença no Seminário realizado no auditório da ACBM.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

Durante o evento foram apresentados alguns programas voltados para o desenvolvimento do Turismo regionalizado, como o Fundo Geral do Turismo (FUNGETUR) e o Programa de Regionalização do Turismo, incluindo o Mapa do Turismo, além de informações sobre o acesso a créditos junto aos bancos credenciados.

O ministro Celso Sabino ressaltou a importância do aproveitamento do potencial turístico do Xingu e anunciou a chegada de uma equipe de técnicos especializados para elaborar projetos que deverão impulsionar o desenvolvimento regional.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

“Em fevereiro, técnicos muito competentes estarão desembarcando aqui em Altamira para percorrer essa região e elaborar o projeto da Rota do Chocolate Raiz, que vai valorizar os atrativos já existentes, auxiliando no lançamento de novos produtos turísticos e subsidiando a infraestrutura, como a sinalização da região, além de atrativos de investimento, como hotéis, parques e pousadas”, destacou o ministro Sabino.

O prefeito de Altamira e presidente da ACBM, Claudomiro Gomes, presenteou o ministro com uma cesta de produtos regionais e enfatizou a importância de uma união para alavancar o desenvolvimento da região.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

“Acredito que as ações dos governos municipal, estadual e federal são muito importantes, mas há um aspecto fundamental que é a participação do empresariado, que investe, constrói hotéis, pousadas e fabrica chocolate. É crucial que as associações comerciais e os sindicatos estejam unidos nessa luta para desenvolvermos o turismo, tornando a região do Xingu e da Transamazônica não apenas a maior produtora de cacau do Brasil, mas também o maior polo turístico do país. Temos potencial para isso e, com o esforço e a união de todos, faremos do Xingu e da Transamazônica o maior destino turístico do Brasil”, enfatizou o prefeito Claudomiro Gomes.

Elcy Gutzeit é produtora de cacau do município de Uruará e proprietária da Fazenda Panorama, no km 140, que faz parte do itinerário de visitação da Rota do Cacau ao Chocolate. Ela foi uma das participantes do evento e expressou confiança no desenvolvimento do turismo na região.

“A Rota do Cacau tem sido um incentivo muito significativo para nós, cacauicultores, que estamos há décadas nesta região sem vislumbrar o futuro. Agora estamos percebendo que, nos próximos anos, teremos grandes investimentos como o restante do asfaltamento da Transamazônica, desenvolvimento sustentável, crédito de carbono e uma área turística que muitas pessoas sonham em conhecer em nossa região. Agora é o momento”, afirmou a produtora.

Celso Sabino também cumpriu agenda na cidade de Medicilândia, na manhã desta segunda-feira, (15/01). Na ocasião, o ministro assinou um convênio com a Prefeitura local no valor de R$ 5 milhões para a construção de um Terminal Rodoviário e implantação de dois Portais na entrada da cidade. No período da tarde, Sabino conheceu algumas propriedades rurais que produzem cacau no município.

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

A região Transamazônica é considerada a maior produtora de amêndoas do Pará e responde por mais de 80% de toda a produção de cacau do Estado. No último dia 11, a Prefeitura de Altamira lançou a “Rota Turística Cacau ao Chocolate”. Os turistas terão a possibilidade de fazer a visitação a 8 empresas rurais, conhecer a cadeia produtiva do fruto e as fábricas de chocolate artesanal além de experimentar uma variedade de produtos.

Texto e Fotos: Wilson Soares / A Voz do Xingu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.