A campanha de vacinação contra a gripe em Altamira segue até o dia 31 de janeiro de 2025, mas até o momento, apenas 30% da população dos grupos prioritários foi imunizada. A meta era vacinar 90% dessas pessoas, mas a baixa adesão nos postos de saúde tem gerado preocupação. Desde setembro de 2024, as doses estão disponíveis, mas a procura pela vacinação tem sido abaixo do esperado.
A vacinação começou antes da chegada do inverno amazônico, com o objetivo de reduzir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Com a chegada do período de chuvas, a baixa cobertura vacinal coloca em risco a saúde de grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e gestantes, que são mais propensos a desenvolver complicações graves.
Diante desse cenário, a nova equipe da Secretaria Municipal de Saúde já está adotando estratégias para intensificar a vacinação em Altamira e nos distritos da cidade. O objetivo é aumentar a conscientização da população sobre a importância da imunização, especialmente com o aumento das doenças respiratórias nesta época do ano.
A vacina não só protege os indivíduos, mas também ajuda a desafogar o sistema de saúde, reduzindo a pressão sobre hospitais e unidades de saúde.
Para que a cobertura vacinal alcance a meta estabelecida, é fundamental que a população busque os postos de saúde e se imunize até o fim da campanha.