Um caso de furto terminou de forma inusitada e positiva para a vítima. Uma bicicleta furtada na noite do último domingo (11 de maio), em Vitória do Xingu, foi devolvida voluntariamente na tarde de segunda-feira pelo próprio comerciante que havia comprado o objeto sem saber que se tratava de produto de crime.
“O rapaz chegou me oferecendo a bicicleta. Achei o preço bom, mas não sabia que era roubada. Por isso, estou devolvendo”, disse o comerciante Vanderlei Araújo em entrevista à TV Vitória.
O comerciante afirma ter adquirido a bicicleta de boa-fé, sem suspeitar da procedência. Só depois de ver mensagens circulando em grupos de WhatsApp relatando o furto, ele desconfiou da situação.
“Eu vi no grupo falando, aí fui na delegacia e deixei a bicicleta lá”, contou Vanderlei.
A atitude do comerciante foi fundamental para que Murilo Silva, dono da bicicleta, conseguisse recuperar o bem. Após reaver o veículo na delegacia, Murilo registrou um boletim de ocorrência contra seu primo, apontado como autor do furto.
“Ele é usuário de drogas. Fez isso ontem: pegou a bicicleta sem pedir, pegou também um celular da minha avó e saiu. Quando voltou, já estava drogado e sem as coisas”, relatou Murilo.
Para ele, o desfecho foi um alívio, especialmente considerando o valor do objeto e a dificuldade em adquirir outro. Agora, diz que vai tomar mais precauções para evitar novas ocorrências. “Vou comprar um cadeado, deixar tudo certinho para não acontecer de novo.”
O caso serve de alerta, mas também como exemplo: a atitude de Vanderlei mostra que a honestidade ainda fala mais alto para muitos cidadãos de bem.
Por Sirley de Jesus (TV Vitória e A Voz do Xingu)