Menu

Vitória do Xingu cria secretaria para alavancar o turismo

Banhada pelo igarapé Tucuruí e as margens do rio Xingu, Vitória do Xingu oferece inúmeras atrações ecológicas e belezas naturais.

Vitória do Xingu - Foto: Wilson Soares
Vitória do Xingu - Foto: Wilson Soares
Continua após a publicidade

Foi inaugurada na noite desta terça-feira, 27, em Vitória do Xingu, a Secretaria Municipal de Turismo e Lazer – SETUL.

O prédio amplo e moderno, contém sete salas, todas mobiliadas. Além disso conta com uma equipe de 16 profissionais. A nova secretaria está localizada na Rua Newton de Miranda Bularmaque, no bairro Dall`Acqua.

A festa de inauguração da Sede da SETUL reuniu autoridades locais, deputados e dezenas de convidados, que na ocasião assistiram um vídeo (abaixo) sobre o potencial turístico que o município de Vitória do Xingu possui.

Vídeo sobre o potencial turístico de Vitória do Xingu

A SETUL será comandada pela turismologa, Hellen Luana. “O desafio é muito grande. Eu e minha equipe iremos trabalhar bastante para colocar Vitória do Xingu em destaque tanto no cenário estadual quanto nacional voltado no segmento de turismo”, pontuou a secretária.

Hellen Luana B. Silva – secretária de Turismo e Lazer de Vitória do Xingu

O vice-prefeito Rogério Soares, em seu discurso, fez questão de destacar as belezas naturais que o município tem e que precisam ser exploradas. “Nós temos muitas riquezas para apresentar para o Brasil, e eu acredito muito no potencial desta secretaria”, disse Rogério.

O prefeito Márcio Viana, também aposta no segmento do turismo para conseguir gerar mais emprego e renda para a população. “Economia e geração de emprego, esse é nosso lema”, disse o prefeito.

Prefeito Márcio Viana dando posse a nova secretária

SOBRE O MUNICÍPIO

Banhada pelo igarapé Tucuruí e as margens do rio Xingu, Vitória do Xingu oferece inúmeras atrações ecológicas e belezas naturais. O município é hoje um dos três da região Transamazônica, contemplados no mapa do turismo brasileiro, versão 2019 – 2021, juntamente com Altamira e Pacajá. O município possui 20 empreendimentos cadastrados no Sistema de Cadastro dos Empreendimentos Turísticos do Brasil – CADASTUR, do Ministério do Turismo.

Foto: Wilson Soares

Com a implantação da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer passaremos agora a desenvolver um trabalho mais planejado e com responsabilidade, discutindo ações que serão desenvolvidas para alavancar o nosso município e o fundo municipal de turismo. Com isso, serão captados recursos para serem aplicados na melhoria dos nossos equipamentos turísticos, fazendo com que quem visite nossa região conheça todas as nossas belezas e com isso, gere mais emprego e renda para nossa população”, concluiu a secretária Hellen.

Foto: Wilson Soares
Foto: Wilson Soares
Foto: Wilson Soares

Para quem já vive do turismo, como o barqueiro Ednei Brito, que trabalha como guia na região da Volta Grande do Xingu, a implantação da Secretaria de Turismo e Lazer, vai poder mostrar que Vitória do Xingu pode ser o próximo destino de férias de todo cidadão brasileiro. “Era o que faltava pra gente, era isso, a criação desta secretaria. Eu mesmo já recebi pessoas do Rio de Janeiro, do Japão e vários outros cantos, e eles qualificam isso aqui, que não tem lugar mais bonito. Eles comparam a região do Xingu, com Angra dos Reis, por causa das praias, das cachoeiras, das pedras, sendo aqui melhor, porque aqui é água doce”, disse.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Fotos: Wilson Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.